A máquina de leite

por: Lucia Malla Comportamento, Europa, Faça a sua parte, Itália, Tecnologia

Em abril do ano passado eu tive o prazer de visitar o amigo Flavio Prada em Riva Del Garda, norte da Itália. O Flávio é aquela pessoa irreverente que já conhecemos na blogosfera – e na vida real ele é das pessoas mais bacanas que existem. Ficamos hospedados em sua casa, comemos uma incrível macarronada cuja massa foi feita por ele e sua esposa. De quebra, ele ainda fez um tour com a gente pela região do Trento, cheia de montanhas e lagos lindíssimos.

Riva Del Garda e Lago Del Garda - Itália
Riva Del Garda, a jóia do fim do lago.

Se você procurar Riva Del Garda no mapa, aliás, encontrará a cidade na pontinha superior do lago Del Garda. A estrada para chegar até lá já é maravilhosa. Entre o lago e um paredão rochoso coberto de neve no topo e com casinhas e prédios antigos inspiradores de romance. É um “Uau!” atrás do outro. Na cidade, além disso, inúmeras pequenas chácaras com pés de azeitona. Uma boa garantia de azeite de primeira a poucos quarteirões.

Riva del Garda à beira do Lago del Garda - Itália

Mas o que realmente me impressionou em Riva não foi nem o azeite nem o bucolismo delicioso de cidade interiorana na Itália. O que me impressionou mais foi a máquina de leite.

Passo a passo da máquina de leite

Assim que chegamos, o Flávio falou que precisava comprar leite. Achei que ele ia ao supermercado ou à padaria. Aí ele pára num local que mais parecia um ponto de ônibus com uma vending machine ao fundo, na área central da cidade. Eu não estava entendendo nada.

Sustentabilidade: Máquina de leite - Riva Del Garda - Itália

Aí ele põe o dinheiro na máquina. E pega uma garrafa de plástico vazia limpa.

A máquina de leite - consumidor

Depois posiciona a garrafa embaixo de uma “torneirinha”…

Máquina de leite - sustentabilidade comunitária

… Aperta o botão, e sai… Leite fresco, tirado da vaca. Mesmo.

A máquina de leite fresco

Pois é. A máquina faz até “muuuu” pra você se sentir mais “ambientado”. O Flávio me explicou então que a máquina é abastecida diariamente com leite fresco. O leite é trazido pelos produtores locais direto de suas fazendas e sítios. Tudo ali nas redondezas de Riva. Ou seja, leite fresco local, 100% natural, cujo gasto com transporte é irrisório. O que, por conseguinte, já torna a alternativa muito mais “verde” que qualquer leite vendido no supermercado, por mais saudável que seja. E, de acordo com o Flavio, é o leite preferido dos habitantes de Riva.

Fiquei empolgadíssima com a idéia de eliminar o trânsito do alimento. Afinal, este é um passo importante para a melhor sustentabilidade de um produto. Então queria comprar leite toda hora. Mas o Flávio só precisava mesmo de 2 litros pro café da manhã da família. E pedi a ele para, assim que desse, filmar a “invenção” pra gente postar no Faça. Porque é um exemplo de uso da tecnologia para uma melhor qualidade de vida da população. Além da oportunidade de alimentação natural fresca, com um pouco mais de sustentabilidade (eita, palavrinha da moda…). E, ainda por cima, incentivo ao produtor e à produção local.

Eis então o vídeo que o Flavio Prada produziu (com narração do próprio e participação do Júlio Prada), contando melhor sobre a ecoleiteira.

Não é bacana? Me deu até vontade de tomar um leitinho com chocolate agora…

Tudo de latte fresco sempre.



1095
×Fechar