As estátuas do Kamehameha

por: Lucia Malla Big Island, Havaí, Oahu, TV, Viagens

Antes de ser um estado americano, o Havaí era, como sabemos, um reino. E na história monárquica havaiana, um nome se repete: Kamehameha. Na realidade se repete porque houve Rei Kamehameha I, II, III, IV e V. (A gente às vezes para encurtar e facilitar os chama de Kam.) E há estátuas deles pelas ilhas.

Estátuas do rei Kamehameha I - Havaí

Pois foi Kamehameha I, o Grande, que unificou as ilhas havaianas. Até então, as ilhas havaianas eram governadas cada uma por seu chefe – o Kahuna. Kamehameha I formou o reino do Havaí, em 1810. Por conta desse feito unificador, Kamehameha I é nome importante na história do estado e há pelo menos 3 estátuas do Kamehameha famosas, espalhadas pelas ilhas.

Estátua do Kamehameha em Oahu

Estátua do Rei Kamehameha I - Oahu - Havaí
Estátua do Rei Kamehameha I em Honolulu.

A mais visitada de todas, hoje, é a que está em Oahu. Fica na frente do Ali’iolani Hale, no centro de Honolulu, que é um prédio da prefeitura onde se faz carteiras de identidade e funciona um pequeno tribunal. E agora é, aliás, ponto famoso na TV. Porque virou o QG dos “Hawaii 5-0” e aparece sagradamente em todos os episódios da série.

Estátuas do rei Kamehameha I - Havaí
Ali’iolani Hale e a estátua famosa, no centro de Honolulu.

É uma estátua pintada em dourado, foi presenteada à cidade de Honolulu pelo rei da época, Kalakaua. No feriado do Kamehameha (11 de junho, hoje!), a estátua é coberta com colares de flores havaianas, em honra ao antigo rei. É bonito de ver.

Estátua do Kamehameha em Kapa’au, Big Island

A estátua com a história mais interessante fica em Kapa’au, vilarejo na costa de North Kohala, Big Island. Em uma das nossas visitas à Big Island, incluímos uma esticada até lá. Afinal, Kapa’au fica fora de mão das principais atrações da ilha e poucas pessoas passeiam por ali.

Enfim, a estátua está nesse fim de mundo ilha porque supostamente foi ali que Kamehameha I nasceu. Num painel atrás da estátua conta-se a história bizarra do monumento, resumida abaixo.

Estátua do Rei Kamehameha I em Kapa'au - Big Island - Havaí
Estátua do Kamehameha em Kapa’au.

Nas Malvinas

A estátua foi feita pelo mesmo escultor da que está em Honolulu, o bostoniano Thomas Gould, morador então de Florença, Itália. Há várias voltas na história desta estátua, mas fato é que Gould a fez especialmente para o palácio real em Honolulu, e ela precisava ser transportada da Itália até o Havaí. O transporte da estátua seria de navio, dando a volta pelo estreito de Magalhães na pontinha da América do Sul até o Pacífico. Perto das Malvinas, entretanto, o navio teve problemas e afundou. A estátua desapareceu no mar.

Eis que, coincidência das coincidências, um dia passando pelas Malvinas, um capitão que já havia estado pelo Havaí reconheceu a estátua na vitrine de uma loja local. Bastante danificada, mas de pé. O capitão comprou a estátua então por 500 dinheiros da época. E devolveu, por 875 dinheiros, para o Havaí.

Estátuas do Kamehameha

Nesse meio-tempo, o rei já havia encomendado outra estátua para o palácio, a que hoje vemos em Honolulu. Quando se soube da recuperação da original, transferiram-na então para Kapa’au, onde Kamehameha nasceu. É essa a estátua que vemos num prédio do governo local. No meio de uma estrada conectando o vilarejo de Hawi aos penhascos da costa de Kohala.

Ficamos menos de 30 minutos admirando a estátua original em Kapa’au. O bucolismo é enorme, parece que viajamos no tempo também, de volta ao reino havaiano. Um raro ponto oficial nos EUA onde a bandeira americana dá espaço para a havaiana tremular mais alto, do ladinho da estátua.

Estátua do Kamehameha em Hilo, Big Island

Na Big Island, há entretanto duas estátuas do Rei Kamehameha I. Kamehameha nasceu na Big Island, por isso a abundância de referências. A de Kapa’au é a mais antiga. Entretanto, a mais visitada é a de Hilo, que fica no parque estadual de Wailoa River, na rua da frente da baía de Hilo.

Estátuas do Kamehameha - Hilo - Havaí
Em Hilo, a estátua que era do Kauai.

A estátua em Hilo também tem uma história interessante. Era para ser colocada no Kauai. Entretanto, o Kauai foi a única ilha havaiana que o Rei Kamehameha não conquistou “literalmente”. Isto porque, depois de conquistar todas as outras ilhas, Kamehameha tentou invadir o Kauai inúmeras vezes, e não conseguiu. Então bolou uma estratégia política: um acordo de cavalheiros entre o rei Kaumuali’i, do Kauai, e ele, em que o Kauai foi pacificamente incorporado ao Havaí.

Se você curte estátuas históricas, acho que vale muito a visita a Big Island, portanto…



Viaje Conectado

A estátua do Kamehameha em Maui

Estátua do Kamehameha - Maui
O agradável jardim do Kamehameha em Maui.

Há ainda uma estátua do Kamehameha em Maui. Construída mais recentemente, em 1990, fica dentro do luxuoso resort Grand Wailea, logo na entrada perto de uma agradável cachoeira artificial. Dentre as estátuas do Kamehameha, é supostamente a que o rei está mais próximo à realidade. Foi desenhada e esculpida pelo artista havaiano Herb Kane, que foi atrás de documentos históricos para esculpir no bronze o rosto o e o físico do rei com mais perfeição possível.

Bônus: estátua do Kamehameha I em Washington

Dentro do Capitólio americano em Washington DC, há diversas estátuas de figuras importantes vindas de cada estado americano. Depois que o Havaí virou estado americano, também doou uma estátua para a coleção do Capitólio. E claro, foi uma estátua do Rei Kamehameha I. A estátua fica hoje próxima à bilheteria principal dentro do Capitólio.

Estátuas do Kamehameha - Washington DC
Estátua do Rei Kamehameha I em Washington DC, coberta com leis de flores havaianas.

Por coincidência, fui visitar o Capitólio uma vez no dia 11 de junho – que é o dia do Kamehameha, feriado estadual no Havaí. Neste dia, as estátuas no Havaí ganham leis (colares de flores) gigantescos em celebração ao rei. Pois a estátua de Washington, no dia da minha visita, estava toda coberta de leis lindíssimos. Incrivelmente, estes leis são produzidos no Havaí e enviados direto a Washington, frescos, para adornar a estátua neste dia especial. O aroma delicioso das flores trazia um pouco do espírito de aloha aos visitantes do Capitólio naquele dia.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Essa é a bibliotequinha em frente à estátua do Kamehameha em Kapa’au, North Kohala… Não é uma viagem fofa e bucólica?
Biblioteca Pública - Kapa'au - Big Island - Havaí


Booking.com


963
×Fechar