Propaganda é a alma do negócio

por: Lucia Malla Antigos, Coréia do Sul, Cotidiano, Publicidade

Estava eu outro dia distraidamente assistindo TV, quando um comercial me chamou a atenção. Era de uma bebida. Como entendo pouco de coreano, fiquei tentando imaginar o que aquela bebida seria. Teria álcool? Seria um suco? Ou um refrigerante? A propaganda mostrava uma jovem de biquini, na piscina de um resort de praia, num dia ensolarado, ao lado de vários drinks coloridos, e com a lata da bebida do comercial em mãos, deliciando-se ao matar a sede. Até aí, nada mais chavão de propaganda de bebida, imagino. Mas algo diferente estava no ar.

PropagandaAo ouvir o nome da bebida imediatamente dei uma gargalhada cultural (daquelas que outros povos não-lusófonos não entenderiam). Em alfabeto romano, escreve-se “CC”; em coreano, escreve-se “씨 씨”. O problema é como se lê (e se fala!) isso em coreano: “Xixi”. E a bebida é amarelada, numa latinha transparente. Exatamente igual ao conteúdo dos frascos de exame laboratorial.

A propaganda da marca de nome hilário no final das contas foi efetiva, pelo menos para mim, que nada entendi do que a garota dizia na TV. Assim que fui ao supermercado comprei 6 latinhas de “Xixi” para matar a vontade e a charada: é um refrigerante sabor limão. Tem também sabor maçã, cuja coloração é mais translúcida.

E não é que o “Xixi” coreano é gostoso? 😀

Tudo de bom sempre.



84
×Fechar