Grandes Points de Mergulho – Arquipélago de São Pedro & São Paulo

por: Lucia Malla ASPSP, Brasil, Mergulho

Na Revista Mergulho, mais uma participação comercial mallística. Dessa vez em dose dupla na mesma seção, os “Grandes Points” de mergulho.

Pausa para o comercialComentei enfim brevemente sobre a baía de Kealakekua no Hawaii e sobre a Enseada do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, com as fotos do André ilustrando as duas notas.

Tudo de mergulho sempre.

P.S.

  • A Revista Mergulho acabou. Então deixo aí abaixo a reportagem do Arquipélago para os leitores do blog. Enjoy!
  • Contei mais detalhes da ida ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo aqui no blog antes. Além disso, fizemos um livro sobre este local. Uma aventura muito interessante na costa brasileira, afinal.

ENSEADA ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

O lugar a meio caminho da África é acessível apenas a poucos brasileiros: marinheiros, pescadores autorizados e pesquisadores. A esses sortudos que a Marinha Brasileira permite chegar até lá, a Enseada do Arquipélago de São Pedro e São Paulo se descortina com uma paisagem subaquática única no litoral brasileiro, cheia de algas Caulerpa e rochas gigantescas.

Grandes Points - ASPSP
Snorkel na Enseada do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

A profundidade fica entre 7 e 15m, o que dá ao mergulhador a escolha: mergulho autônomo ou exploração em apnéia. Espécies endêmicas como a donzelinha (Stegastes sanctipauli) e muitas moréias de diversas espécies nadam num ambiente ainda rico em nutrientes e bastante movimentado pelas fortes ondas que batem nos rochedos. Afinal, o minúsculo arquipélago é como um pico submerso, com paredões ao redor descendo a profundezas de até 4000m.

A Enseada é um dos poucos portos seguros de São Pedro e São Paulo. Nos dias em que é possível aproveitá-la embaixo d’água, você não pode perder a chance de ver as algas e a fauna irem ao sabor da corrente e das ondas, para lá e para cá. Um dos grandes points do Brasil.



155
×Fechar