Dia de Darwin

por: Lucia Malla Antigos, Ciência, Educação, Evolução, Links gerais

Hoje é o dia de Darwin. A blogosfera científica mundial se une para celebrar o aniversário de seu nascimento nos idos de 1809. Um grande cientista, cuja efígie está registrada nas notas de 10 libras britânicas, uma homenagem mais que justa a um homem brilhante, que modificou a história e o pensamento da ciência com sua teoria da evolução das espécies por seleção natural.

Confesso que quando estudei a teoria de Darwin na escola não entendi muito bem tudo aquilo. Na cabeça de uma aborrescente, Lamarck parece fazer muito mais sentido com suas explicações sobre girafas. Mas bastou que eu lesse “A Origem das Espécies” no primeiro ano de faculdade para o clique acontecer: “nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução”, assim falou Dobzhansky.

Para celebrar o dia de Darwin no blog, deixo alguns “presentes” para todos que passarem por aqui.

Primeiro, uma série de reportagens e colunas que o Guardian está publicando nessa semana de festa darwiniana. Já estão no site as principais discussões de “A Origem das Espécies”: a introdução, os capítulos III sobre a luta pela sobrevivência, IV sobre seleção natural, VI sobre o olho e a raridade das transições, e capítulo XIV que é a conclusão.

Além disso, há também diversas colunas valiosas:

1) “Why Darwin matters?” – escrita por Richard Dawkins, vangloriando a beleza intelectual da teoria da Evolução.

2) “The book that changed the world” – por Tim Radford, analisa o impacto da “Origem das Espécies” quando lançado.

3) “At home with the Darwins” – por Alison Pearn, relata o dia-a-dia de um naturalista em meio a suas dúvidas científicas e sua convivência com a família em Kent.

4) “How Darwin anticipated the “intelligent design” argument” – uma breve reportagem sobre o twist errôneo que o ID faz das idéias darwinianas – e como Darwin meio que “esperava” isso.

5) “What would Darwin have made of the Human Genome Project?” – por Laurence Hurst, um exercício de futurologia sobre o impacto do projeto Genoma Humano nas idéias de Darwin se ele ainda estivesse vivo.

6) Uma lista com os melhores websites sobre Darwin, sua teoria e desdobramentos.

Todos valem a pena ser lidos. Um delicioso compêndio sobre o cientista mais valioso das ciências naturais que já passou por esse planeta.

Deixo também o singelo link de uma reportagem da National Geographic sobre uma nova espécie de uacari descoberta na Amazônia. O artigo é para mim um lembrete persistente do quanto ainda não sabemos, em pleno século XXI, sobre a real diversidade da vida, diversidade esta que tanto encantou Darwin na jornada do Beagle no século XIX, e que foi seu objeto de estudo primordial para a elaboração da genial teoria. Acho que Darwin ainda se encantaria muito com a atualidade… e dá para não se encantar com a beleza da vida? 🙂

Tudo de evolução sempre.



96
×Fechar