恭喜發財!!!*

por: Lucia Malla Antigos, Ásia, China, Comportamento, Línguas do mundo

Feliz Ano Novo Chinês

Hoje é o dia de caos maior em boa parte do leste da Ásia, já que se comemora a passagem do Ano Novo pelo calenário Chinês – e esse ano, mais caos que normalmente, com tanta nevasca atrapalhando a viagem de milhões de chineses. Mas mesmo com todos os problemas, é provável que a maioria dos chineses ainda queiram mais é comemorar o Ano Novo que lamentá-lo.

A festa de Ano Novo Chinês começa no primeiro dia de lua nova do ano (contado tradicionalmente) e termina 14 dias depois, no festival de Lanternas. A festa é marcada pelas cores vermelha e amarela dourada, símbolos da felicidade, da sorte e da prosperidade por aquelas bandas. É muito comum nessa época as pessoas se presentearem dinheiro, inserido devidamente num envelope vermelho. Mas nunca valores com o dígito “4” no meio, que ele alude à morte e é garantia de “bad luck”.

Em 2005, estávamos em Hong Kong na noite do Ano Novo Chinês, em meio à multidão que assistia a uma parada com dragões e caubóis (?!?!) disneylândicos, inúmeros fogos de artifício e cores nos prédios ao longo do Victoria Harbour. Trocamos envelopes com dinheiro e jantamos num restaurante tradicional. Foi interessante ver in loco a celebração do Ano Novo Chinês, mas o caos que a data gera em toda a China me faz pensar duas vezes antes de querer repetir o feito na mesma época…

Tudo de bom sempre. E àqueles que comemoram em meio à neve na Ásia a entrada do ano do Rato, 恭喜發財! 😀

*************

*A foto da entrada do post foi tirada em Macau. O título do post é “Feliz Ano Novo Chinês”, em mandarim. Que eu ando meio empolgada com esses caracteres ultimamente. 😛



100
×Fechar