Sexta Sub

por: Lucia Malla Antigos, Fotografia, Sexta Sub, Tecnicalidades do blog

Hoje, véspera de carnaval, inauguro uma nova “seção” no meu blog, a “Sexta Sub”.

Vinha há tempos querendo montar algo que fosse uma postagem descontraída às sextas-feiras, como uma preparação pro descanso do fim de semana. Vários blogs americanos que acompanho têm algo similar. Os exemplos que eu mais gosto são o “Your Friday dose of woo”, do Orac, o “Friday Cephalopod”, do Pharyngula (que já emplacou duas contribuições do André), e o “Friday Deep Sea Picture”, do Deep Sea News.

Estes dois últimos são bem a cara do que eu quero fazer aqui. Pretendo publicar uma foto e (talvez) contar uma micro-história da mesma, quem sabe dando uma dica técnica, uma curiosidade. De preferência, lugares interessantes do planeta e todas com uma temática em comum: o mundo subaquático. Enfim, um clima light é o que pretendo para a “Sexta sub”.

Com isso na cabeça, com um arquivo vasto de fotos em casa recheado de imagens das mais variadas possíveis e que raramente chegariam a post por n motivos, decidi pôr à frente a idéia e lançar hoje. Todas as fotos virão do nosso arquivo pessoal. Críticas e sugestões são bem-vindas.

Vamos começar então.

Sexta Sub

Sexta Sub - peixe-sapo

 

Que melhor foto para iniciar a seção na véspera de Carnaval que de um peixe-sapo amarelo, cuja cara mais parece uma máscara daquelas de carnaval em Veneza? Aliás, eu acho essa foto algo como uma versão subaquática da famosa “Boca da Verdade” em Roma, hehehe!

Exageros à parte, esse peixe-sapo é o Antennarius pictus e sua estratégia de sobrevivência é ficar parado assim, imóvel no substrato e tentar passar desapercebido pelo predador – e pela presa, já que ele é um excelente predador e precisa estar disfarçado para garantir seu almoço. Com essas cores, parece difícil se esconder, mas vivendo num coral super-colorido, não é.

Uma boa inspiração pra fantasia de carnaval, não?

Tudo de sub sempre. E bom carnaval a todos!

P.S.



198
×Fechar