Convocação para o dia da Terra

O Allan e o Afonso, dupla dinâmica supimpa com quem tenho a alegria de compartilhar postagens no Faça a sua parte, convocam para uma ação importante no dia 22 de abril, o dia da Terra.

Convocação para o dia da terra

Nas palavras dos dois

“O dia 22 de abril está quase aí. Não será apenas mais um dia de postagem coletiva do Faça a sua parte. Nem deveria. Afinal, pisamos nela todos os dias. A questão é: como pisamos, então?

Nesse 21 de abril, véspera do Dia da Terra, apesar de ser feriado, levante cedo, como sempre faz em dias de trabalho. Mas experimente fazer algo diferente. Antes mesmo da higiene ou de tomar o café da manhã, molhe um pouco de terra, um vaso que seja. Respire fundo e sinta o aroma. Pegue um pouco da terra molhada com as mãos. Esfregue. Sinta nos dedos, na palma das mãos. Passe no rosto; sinta como se fosse um beijo.

Coloque um pouco na língua, então. Não tenha receio! Lembre-se da infância, de quando isso era natural; de quando nada dessa nossa cultura ainda havia sido colocada em você! De quando a natureza e você eram uma coisa só. De quando você e sua mãe eram uma coisa só!

Estranho, né? Pois é assim que somos em relação à Terra. Estranhos. Como num país cuja língua e costumes não entendemos, pois. Nesse feriado, aproveite para sentir a Terra. E depois escreva um post sobre isso. Publique no dia 22, enfim.

Escreva sobre a Terra, o que quiser. Mas tente escrever, também, sobre os seus sentimentos. Sobre o quanto você se sente afastado ou integrado a ela.

Como você pisa na Terra?

Comece agora a planejar o que fará naquele dia e lembre-se de convidar seus amigos, parentes, alunos, colegas de trabalho ou de escola e a sua comunidade a fazerem o mesmo. Apresente uma pesquisa, debata o assunto, prepare uma apresentação ou escreva algo que provoque à reflexão.

Aproveite o dia 22 de abril para economizar todo tipo de energia e evite qualquer tipo de desperdício ou poluição. Desligue os eletrodomésticos e as luzes; escove os dentes com apenas um copo d’água; não fume nem acenda fogo; alimente-se de frutas e verduras cruas; beba apenas água; não faça compras; deixe o carro na garagem e aproveite para caminhar, possivelmente descalço, sobre a Terra que nos hospeda. Aja lentamente e respire com calma, fale baixo. Use o dia para meditar e descubra as atitudes que podem ajudar a preservar a Terra. E lembre-se: Você faz parte dela.”

Que tal participar e se integrar com a Terra? Viva o planeta!!!

Aproveito a convocação para lembrar a todos. Dia 18 de abril tem, além disso, a blogagem coletiva da Geórgia sobre Analfabetismo. Marque na sua agenda, divulgue e participe, enfim!

Tudo de bom sempre.

*Meu post para o dia da Terra de 2008.



73
×Fechar