Santuário das Baleias

Ontem, lendo o sempre-ótimo Deep Sea News, fiquei sabendo que o número de baleias jubartes que vivem/visitam o Pacífico Norte chegou a quase 20,000 – em 1996 eram 1,800. Graças a uma política de conservação intensa, que incluiu a criação de diversas áreas como parques ambientais ou santuários de baleias, a espécie está aos poucos se recuperando do perigo de extinção.

Isso é, por si só, uma excelente notícia. Mas mostra também que a existência de algumas áreas onde as baleias podem circular sem ameaças robustas melhora seu status de existência num todo, em diversos lugares.

A pergunta que eu faço é: quando teremos isso no Brasil? E no Atlântico Sul?

Já há o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, local de agregação dessa espécie. Assim como na Península Valdés, na Argentina, a baleia franca é protegida durante o período que por lá passa. No Brasil, temos o Projeto Baleia Jubarte, que cuida de perto dessa espécie. Mas… e as demais espécies de baleias? E o resto da área litorânea? A jubarte não se teletransporta para Abrolhos – durante a migração ela passa por diversos pontos do litoral.

Pois eis que o governo brasileiro, num ato de primazia exemplar, está querendo criar o santuário do Atlântico Sul – aos moldes do que existe em certos pontos do Pacífico Norte, permitiria que espécies como um todo se recuperassem. O Greenpeace está liderando o movimento de apoio a essa medida, e dia 26, segunda-feira agora, uma carta será entregue nas mãos do presidente Lula, reforçando a importância de tal santuário. Para apoiar tal medida, basta que cada um assine a carta que será entregue na 2a, que está nesse link. Leva menos de 5 minutos para ler e assinar. E o apoio será sem dúvida importante pro futuro das baleias de nossa costa.

Tudo de baleia sempre.

*Esse post faz parte da blogagem coletiva pelas baleias, que o blog Meu Veneno organizou. Passe lá para ver o que a Carol já publicou sobre o tema (é nota 10) e o que os demais participantes têm a dizer.

– A Carol informa que a meta de assinaturas já foi conquistada (mais de 11,000), mas não custa assinar se você ainda não o fez… para dar mais força ainda ao pedido.)



161
×Fechar