Sexta Sub: lixo no mar

por: Lucia Malla Antigos, Oceanos, Sexta Sub

Uma vez estávamos navegando um pouco afastados da costa de Kona, no Havaí. No meio do mar azul, eis que surge a pior das visões: um monte de lixo no mar.

Era lixo plástico emaranhado em cordas e afins, boiando. De longe, entretanto, achamos que podia ser um animal machucado ou algo que o valha. Quando chegamos perto, esse desagradável rastro da presença humana a poluir os locais por onde passa.

Lixo no mar

De qualquer forma, o mar estava claro e vimos pontinhos se mexendo embaixo d’água. Mergulhamos. E estava lá: um cardume enorme de peixes amarelos, cujo nome em inglês é… Driftfish (Psenes cyanophrys). Nome mais coerente não encontraríamos.

Apesar de belos, não escondem a sujeira que na superfície se aviltava. O mar, qualquer dia desses, nem pra peixe estará mais. Quanto lixo no mar.

Que lixo.

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Minha preocupação com o mar é constante. Por conseguinte, há toda uma categoria aqui do blog dedicada a discutir os oceanos do mundo, suas belezas, mazelas e percalços. Clica aqui então para ler mais sobre os mares…
  • A Sexta Sub é uma seção semanal do blog que explora o mundo abaixo da linha d’água. Mostra de curiosidades a reflexões filosóficas, passando por muita conservação e admiração pelo mundo marinho. Se você estiver curioso para ler os demais posts, então chega mais na página dedicada à Sexta Sub do blog. Mergulhe com paixão…


147
×Fechar