11º Simpósio Internacional sobre Recifes de Corais

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Ciência, Corais, Educação, Oceanos

Simpósio Internacional sobre Recifes de Corais

Começa amanhã aquele que é talvez o evento mais esperado do Ano dos Recifes de Corais: o Simpósio Internacional sobre Recifes de Corais (ICRS) em Fort Lauderdale, EUA. Serão 5 dias de discussão, apresentação de dados, confabulações e perspectivas sobre os recifes do mundo. Cerca de 2000 experts em acidificação dos oceanos, mudanças climáticas, ecologia, evolução, gerenciamento de turismo em áreas de recifes, aspectos sócio-ambientais, genômica, patologias coralíneas, biodiversidade, pesca… além de representantes da comunidade acadêmica, de ONGs, governos e muitos jornalistas de países-chave na luta pela conservação e/ou envolvidos com questões dos oceanos estarão presentes. Enfim, absolutamente tudo relacionado a recifes de corais estará em discussão na Flórida nessa semana.

O simpósio acontece apenas de 4 em 4 anos (o último foi em Okinawa, no Japão, em 2004) e o tema é mais que propício: “Reefs for the future”. O momento não poderia ser mais conveniente. Afinal, os recifes andam pela mídia. Há um potencial bom de que o evento se torne um marco: o que for discutido ali pode se esparramar pela sociedade da era do aquecimento global de forma eficiente e/ou se transformar em ações importantes para a conservação e saúde do ecossistema marinho.

Infelizmente não estou lá para blogar ao vivo (embora tenha tentado ir…), mas tenho conhecidos que estarão em Fort Lauderdale e vou acompanhar as notícias pelo site do evento. Quem tiver interesse no tema, vale a pena acompanhar também.

Tudo de corais sempre.

***********************

– Uma lista com todos os trabalhos já apresentados na história do ICRS pode ser vista e garimpada aqui.

– Do outro lado da moeda do aquecimento, o Chico me recomendou e eu dou a dica a todos: a jornalista Marília Juste, do G1, está numa estação científica no Alasca, fazendo ciência, tentando entender alguns aspectos do aquecimento global e contando toda a experiência de viver num verão gelado em seu blog. Leitura deliciosa e muito interessante.



125
×Fechar