Pequenas anotações de viagens virtuais 34: geladas

por: Lucia Malla Antigos, Blogosfera & mídia social, Links gerais

1) Eu me achava meio “viajandona” por querer um dia me hospedar no Ice Hotel, na Lapônia. É aquele hotel todo feito de gelo (inclusive a cama), construído no outono, que funciona no inverno e derrete no verão. Entretanto, eu detesto frio, mas tenho uma curiosidade incrível pela experiência do gelo por todo lado, em saber como minha termoestabilidade reagiria. Mas, aí eu leio um artigo do Der Spiegel sobre hospedagens inusitadas que me mostra que sou até bem normal. Afinal, passar a noite em um tubo de encanamento ou numa torre de TV realmente batem o recorde de bizarrice. Isso que é turismo extremo…

PAVV 34 - viagens geladas

2) E já que estamos falando de gelo, confesso que delirei com o link que a Luiza achou de fotos de pôres-do-sol na Antárctica, simplesmente magníficos. Compartilho aqui com todos essas cores inacreditáveis sob o gelo. E, além disso, a música da Antárctica.

3) Movamo-nos em direção à praia. Aos surfistas de plantão, então, a dica para não ficar “fletado”: um guia colorido de onde vai dar onda amanhã. Aloha surfe!

4) Como nasceu a “desconferência” e o que ela deveria realmente ser, num artigo escrito por Dave Winer, criador do RSS, chamado pelo NYTimes de “protoblogger” e pela BBC de “Father of Blogging and RSS”.

5) Um projeto supimpa chega ao Brasil: Livro Livre.

6) A piscina mais funda do mundo foi inaugurada em Bruxelas. 33 metros de profundidade. Ideal para treinamento de mergulho autônomo.

7) É “piada interna”, mas deixo o link caso algum incauto viçosense passe por aqui: a Flávia postou um “Você sabe quando estudou em Viçosa quando…” Deu uma saudade imensa dos tempos bons de faculdade!

8) Vi no Nemo Nox o casamento perfeito dos 2 ferramentas deliciosas, Google Maps e Flickr: Earth Album. Para passar horas em viagens virtuais… perfeito também para planos pré-viagem.

9) O peixe-palhaço entrou na lista de animais ameaçados de extinção. E eu que achava que as qualidades da ciência e da conservação, tão claras no filme “Procurando Nemo”, haviam sido suficientes para crianças E adultos entenderem que não é para pescar o Nemo, afinal, e sim deixá-lo viver feliz no recife… Pois a reportagem do Times Online mostra que a mensagem pelo visto chegou distorcida. Ou capitalizada. Uma pena. (Mas… e as fazendas de produção de peixes-palhaço, uma solução que a UNEP endorsa? Como ficam essas tentativas sustentáveis perante o fato incômodo de que o bicho está se extinguindo?)

10) E já que falamos de aquários, uma listinha com alguns bem bizarros

11) Um artigo de 5 páginas do Guardian sobre greenwashing na indústria de turismo. Os exemplos citados do Brasil são inegavelmente tristes.

12) Um álbum de casamento com fotos sub. “Você faria isso com seu vestido?”, perguntou guykawasaki no twitter. Repasso a pergunta para vocês.

13) Um grupo de mergulhadores sortudos tiveram a raríssima oportunidade de mergulhar num pedaço da Grande Muralha da China. Principalmente, em uma área onde o monumento foi inundado pelo governo para aliviar a falta d’água. Ver a Grande Muralha embaixo d’água deve ser pirante, não? (Via ScubaSociety no twitter)

14) A história da primeira câmera fotográfica digital, feita por Steven Sasson, da Kodak, em 1975. Tinha 0.01 megapixel de resolução bem como tirava fotos em preto & branco. Interessantíssimo.

15) Você já assinou a petição contra o projeto sem-cabeça do senador Azeredo? (Via vários: Doni, Idelber, Pedro Doria, Gabi Zago, Catatau, o Primo, Sérgio Amadeu, Flavia e muitos outros web a fora.)

16) Washington está em meio a Semana do Tubarão 2008. Além disso, se espera que seja aprovado o Shark Conservation Act. Fingers crossed por pelo menos 34 boas notícias! (Via Maffalda, pelo twitter)

17) Tudo de bom sempre.



118
×Fechar