Passeio pelo Marumbi com a Luluzita

por: Lucia Malla Amigos de viagem, Brasil, Montanhismo, Paraná, Parques Nacionais, Viagens

Luluzita, suas amigas Andressa e Vivi, com o Waldemar.

Há alguns dias eu recebi um “email-presente” da dra. Luluzita, amiga virtual de longa data. Mergulhadora e “aventuresca” como eu, a Luluzita relatava no email suas andanças pelo Parque Estadual Pico do Marumbi, no Paraná. Junto com as histórias, muitas fotos que ela tirou, e uma delas especialíssima para mim: com o grande montanhista brasileiro Waldemar Niclevicz (que eu admiro há tempos por suas conquistas).

Além da foto especial com o Niclevicz, a Luluzita ainda registrou um momento de descontração do maior nome do alpinismo brasileiro na rede de sua casa nas montanhas:

Mas nem só de Niclevicz vive o Pico do Marumbi. O parque parece ser, pelos relatos que li na rede, muito bem cuidado, com trilhas organizadas, muito verde e é o local favorito para treinamento de montanhismo de muitos. O Pico mesmo tem 1547m de altura, e o parque de 2340 hectares está no município de Morretes. A Luluzita conta que algumas das trilhas foram feitas pelo seu Toninho da Feira, um ex-palmiteiro, que antes destruía a floresta e tenta agora se redimir de seus atos passados ajudando na manutenção do parque e guiando os ecoturistas pela região.

O parque também possui um serviço de resgate montanhista chamado COSMO (Corpo de Socorro em Montanha), com muitos voluntários especialistas em alpinismo para ajudar os menos experientes. Aparelhagem montanhista não falta por ali…

Dá para ir ao Marumbi de trem, pela estrada Curitiba-Paranaguá (passeio que meus amigos gringos adoraram), descendo nessa estaçãozinha aí, a do Marumbi:

Deu vontade de visitar o parque. Quem sabe no futuro… Luluzita, me aguarde um dia! 😀

Tudo de bom sempre.



357
×Fechar