Vista seu jaleco: a visita aos Lablogatórios vai começar

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogosfera & mídia social, Ciência

“Às vezes um sonho se realiza.”

É com essa frase simples e poderosa que começa o post que anuncia uma das grandes e mais deliciosas/esperadas inaugurações da blogosfera brasileira da atualidade. (Pelo menos para mim, que gosto de ciências.) O sonho de um que se realizou para benefício comum de todos nós.

Lablogatórios

Os eficientíssimos Carlos Hotta e Atila têm a honra de nos presentear finalmente com o projeto delicioso deles. Estreou ontem o portal Lablogatórios, onde a ciência confabula e se dispersa para outros mares internetais. É o primeiro grande portal de blogs de ciência do país com estrutura profissionalizada. Conta com diversos blogs ótimos, de pessoas pra lá de competentes.

Os Lablogs já conhecidos e recomendados de montão

  • Chi vó non pó (O João é o curioso não-cientista mais antenado com ciência que eu conheço. Sou fã declarada do blog dele.)
  • Brontossauros em meu jardim (sobre divulgação de ciências em geral, com um viés forte para a bioquímica)
  • Rainha Vermelha (sobre Evolução e afins)
  • 100nexos (Curiosidades científicas em pílulas diárias)
  • Marco evolutivo (sobre Evolução e comportamento humano)
  • Este ou aquele (sobre Estatística)
  • Ecodesenvolvimento (conservação e ambientalismo nas palavras da geóloga Claudia Chow, com quem converso bastante no twitter)
  • RNAm (sobre Biologia Molecular, com boas discussões biomédicas, especialidades do Rafael)
  • Caapora (Zoologia com um viés forte para pássaros)

Novos Lablogatórios que eu não conhecia

Agora o mais legal de tudo é que o portal tem um “blog-coringa”, o Tubo de Ensaios. Nele, qualquer um pode enviar um texto sobre ciências e tê-lo publicado ali. Ou seja, é o espaço ideal para o não-blogueiro com verve blogueira, que gosta de escrever (mas não quer manter um blog continuamente), se adentrar no mundo lablogatorial e espalhar conhecimentos. Ou para o blogueiro de ciências que quer dispersar seus textos em outros mares virtuais. Fantástico.

Tudo de sucesso sempre aos Lablogatórios, e às mentes eficazes do Carlos e do Atila!

(Já estava na hora dessa blogosfera de jaleco branqueado mostrar seu valor, né não? 😀 )

P.S.

Essa novidade supimpa chega às vésperas do LuluzinhaCamp e do BlogCamp BR, a reunião de blogs que acontece no Espaço Gafanhoto. Fui no ano passado e apesar de me sentir meio deslocada em muitos momentos, tive o prazer de conhecer pessoas muito 10 durante o evento. Quem vai esse ano?



118
×Fechar