No Buraco das Araras

por: Lucia Malla Animais, Bonito & Pantanal, Brasil, Viagens

Em 2003, quando estive em Bonito pela primeira vez, a ida ao Buraco das Araras foi marcada por chuva e apenas uma arara avistada lááá longe. Confesso que saí meio frustrada do passeio na época.

No Buraco das Araras

Então a oportunidade de voltar a esse local tão único foi extremamente bem-vinda. Afinal, é um dos poucos lugares do mundo onde podemos ver e fotografar de cima uma arara voando. No mesmo dia da flutuação pelo rio da Prata, fomos aproveitar o fim de tarde no Buraco das Araras, a poucos minutos de distância da fazenda do Prata.

Geologia do Buraco das Araras

No Buraco das Araras - Bonito - dolina

O Buraco das Araras é uma formação que acho muito curiosa. Na geologia chama-se dolina, que é uma cavidade circular onde o solo de rochas calcáreas “desabou”. A dolina do Buraco das Araras nos arredores de Bonito é a maior da América Latina em circunferência (aproximadamente 500m). Tem 124m de profundidade. Para descer, só rapelando – o que entretanto não é mais permitido.

Antes ali havia uma caverna. Foi o teto desta caverna que desabou em algum momento há milhares de anos. Os sedimentos do teto viraram solo e substrato para algumas plantas e até para a formação de um laguinho. Onde aliás um casal de jacarés vive há mais de 10 anos com requintes de canibalismo.  Estes jacarés, afinal, comem os filhotes no período de estiagem e ninguém sabe como chegaram ali.

Origem das araras vermelhas

Também não se sabe como as araras vermelhas (Ara chloroptera) chegaram ali. Mas fato é que decidiram fazer da área sua morada segura. Talvez pela abundância da palmeira que lhes dá o fruto nosso de cada dia. De acordo com o último levantamento da avifauna, cerca de 40 casais vivem no Buraco.

Havia mais araras vermelhas no passado. Entretanto, muitas foram capturadas para exportação, quando a estrada passava ali do lado e um mito local dizia que você deveria atirar ao passar pelo Buraco (!!!). Nesta época, o Buraco não era ainda uma reserva. A depredação exagerada fez com que as araras desaparecessem do Buraco por um tempo. Mas assim que o projeto de conservação foi posto em prática, os animais foram aos poucos voltando.

Arara vermelha


Reserve seu hotel em Bonito pelo Booking.

Alugue seu carro em Bonito com a RentCars. 

Compre sua passagem até Bonito com a Viajanet. Parcelamento em até 10 vezes.

Proteja sua viagem a Bonito com um seguro de viagem da Seguros Promo.


Biologia das araras vermelhas

As araras vermelhas são monogâmicas e uma vez escolhido o parceiro, nunca mais se separam. Por isso, é muito comum vê-las voando em duplas. Ali no Buraco das Araras, elas podem ser avistadas de 2 decks de observação, um de cada lado da dolina.

Uma vegetação de cerrado circunda a trilha que leva aos decks, e expõe o visitante a aprender um pouco sobre esse bioma ameaçado – nosso guia chegou a comentar sucintamente sobre hotspots de biodiversidade, tamanha preocupação com a sobrevivência futura do cerrado. Adorei a inserção de tal divulgação científica para os turistas.

Comportamento habitual

Em geral, as araras vermelhas ficam em árvores dentro do Buraco ou próximas a ele – de preferência na palmeira cujos frutos as alimentam. Percorremos todo o perímetro da trilha, e com o sol já em seus últimos momentos do dia, um grupo de araras se apossaram de uma árvore fora do Buraco e resolveram ficar lá, gralhando ao longe, em comunicação intensa.

De vez em quando uma voava, outra chegava, uma se isolava em outra árvore não muito distante, mas todo o grupo rondando nossas cabeças. Foi a visão que faltava para coroar nosso dia perfeito: pôr-do-sol com araras vermelhas em seu ambiente natural, livres para voar para onde quiserem. Qualidade de vida animal para biólogo nenhum botar defeito.

Tudo de bom sempre.

No Buraco das Araras - Bonito MS

P.S.

  • Os passeios feitos em Bonito em outubro/2008 pela blogueira foram apoiados (#ap) pela Bonito Brazil.


393
×Fechar