Reserva Ducke na Semana de Ciência e Tecnologia 2008

por: Lucia Malla Amazônia, Antigos, Ciência, Ecologia & meio ambiente, Livros

Hoje começa a Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de nosso governo. Uma semana inteira dedicada a eventos gratuitos que discutem aspectos variados do campo científico e tecnológico brasileiro, espalhado por todos os estados do país.

Aqui em São Paulo, a USP estava sábado cheia de cartazes para a Semana. Já havia hoje de manhã 239 eventos variados cadastrados para acontecer.

Reserva Ducke

Mas quero destacar um evento virtual que podemos “aproveitar”. Uma equipe de ecólogos do INPA lançaram um livro eletrônico chamado “Reserva Ducke: a biodiversidade amazônica através de uma grade”. A equipe é composta por Márcio Oliveira (ex-aluno do Lucio!), Fabricio Baccaro, Ricardo Braga-Neto e Bill Magnusson (um dos maiores entendedores de Amazônia do país).

Resenha do Márcio

“Embora o desmatamento causado pela expansão urbana de Manaus esteja isolando a Reserva Ducke de outras florestas, a proximidade da cidade favoreceu o desenvolvimento de uma grande quantidade de estudos científicos, alguns dos quais foram sintetizados nesse volume. A importância desses estudos para a Amazônia é enorme, pois a experiência adquirida foi determinante no planejamento de estratégias de pesquisa no Brasil todo, dentro do contexto do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).”

O livro explica um sistema inovador de amostragem de dados, que aumentou a área de pesquisa e com isso, permitiu uma melhor integração dos dados. O que no final das contas, nos dá uma melhor “fotografia” da região estudada. Mas para entender melhor, vale a pena ler o livro. E é aí que vem o mais legal de tudo na minha opinião. O livro é eletrônico, está disponível gratuitamente em pdf para download no site do PPBio/INPA. Se você se interessa por assuntos científicos amazônicos, fica então a dica desta boa leitura compartilhada na rede.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • André e eu tivemos o prazer imenso de visitar uma região de borda da reserva Ducke em 2007, à noite. Fomos para fotografar peixes num igarapé com o Bill e sua filha. Aliás, esse peixe abaixo foi lá, um Farlowella acus.

Reserva Ducke

Diferente, não?



134
×Fechar