Alerta sobre poluição – em 1967

Em mais uma curiosidade arrancada da bagunça aqui de casa, eis que encontro, num exemplar do Physics Today um artigo sobre desafios da ciência… Em 1967. Uma foto reveladora aparece estampada na reportagem sobre poluição (e com uma legenda digna de nota). Era um alerta sobre poluição.

alerta sobre poluição

Em 1967, o físico Albert Crewe, autor do artigo “Science and the war on…“, já alertava para o problema da poluição e das emissões de poluentes em excesso na atmosfera. Antes da criação do dia da Terra, ele já pedia para que os cientistas voltassem suas pesquisas com mais afinco para a resolução de problemas ambientais da sociedade como um todo. Desde então, o que fizemos para minimizar a poluição atmosférica, um dos grandes temas que ele considerava de “urgência” em 1967?

Nada. Ou muito pouco. Esta é a triste realidade, enfim. Basta olhar para os números da poluição mundial atuais, que sugerem que 1 em cada 9 pessoas morre em consequência de respirar um ar supostamente irrespirável. A poluição é, portanto, considerada pela UNEP como o mais arriscado problema ambiental a nossa saúde em nossos tempos tão sobrecarregados. Enfeia e adoenta nossos principais cartões postais.

Fica a reflexão sobre este deprimente alerta sobre poluição que infelizmente continua na pauta do dia. Será que fizemos (e ainda fazemos) a nossa parte direitinho?

Tudo de bom (?) sempre.



108
×Fechar