Sexta Sub: Multi-task

por: Lucia Malla Antigos, Mallices, Sexta Sub

Cada peixinho da Sexta Sub de hoje representa uma tarefa, afazer ou arrumação que preciso ainda fazer ou resolver antes da mudança de país. Tentando ser multi-task. 😀

Multi-task

O blog ficará de molho por mais uns dias. Ou ainda, até meus neurônios voltarem ao ritmo normal desadrenalinado.

2009 começou bem agitado offline… Que animação!

Tudo de sub sempre.

Sobre ser multi-task

A definição de ser multi-task é quando você consegue fazer múltiplas atividades ou tarefas ao mesmo tempo. Antigamente, era uma característica desejável nas pessoas. Significava, esdruxulamente, que uma pessoa poderia ser mais produtiva quanto mais capacidade tivesse de multitask.

Hoje, felizmente, essa percepção não mais existe. Os estudos mostram cada vez mais que nosso cérebro só consegue focar bem em uma tarefa de cada vez. Qualquer tentativa de multi-task significa que uma das tarefas está sendo executada sem a devida atenção. E isso pode custar muito em uma situação de vida real.

Particularmente, eu não sou uma pessoa multi-task. Nunca fui. E sofria quando as pessoas diziam que conseguiam fazer várias coisas ao mesmo tempo – porque eu nunca conseguia. Uma vez que meu foco entra em uma tarefa, é difícil que eu desvencilhe minha atenção dela. E nos dias atuais, em que a nossa atenção é completamente sequestrada por diversos aparelhos eletrônicos e telas, é importante que a gente entenda que este multi-task pode gerar consequências cognitivas negativas.

Fico satisfeita que agora a ciência parece indicar cada vez mais que esta é a regra, não a exceção.

Quando o assunto é multi-task, fico feliz de estar na média. 🙂

P.S.

  • Quer ler outros posts da Sexta Sub? Então clique aqui.


96
×Fechar