Our World Underwater 2009

por: Lucia Malla Arte, ArteSub, Fotografia, Oceanos, Prêmios

Our World Underwater 2009

A foto acima tirada pelo André recebeu menção honrosa no Our World Underwater 2009, competição online organizada pelo Wetpixel.com e DivePhotoGuide que conta com a suprema honra da presença de David Doubilet entre os juízes. Como no ano passado, a menção honrosa foi na categoria Environment & Conservation (Ambiente & Conservação), desta vez com uma foto forte, de teor deprimente: um tubarão-martelo pescado ainda debaixo d’água, sob um barco de pesca. A foto foi tirada nas águas próximas ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo e é reflexo da situação caótica em que a pesca de espécies marinhas, especialmente os tubarões, se encontram no Brasil e no mundo.

Às vezes, a fotografia funciona como um veículo de reflexão, para incomodar, trazer à tona uma realidade que necessita de discussão pela sociedade, para contar uma história em um segundo, uma história que merece ser ouvida. É exatamente nesse ínterim que eu encaixo a foto acima: dentro da gigantesca problemática dos tubarões do mundo, uma história de destruição que requer nossa ação pra ontem. É um momento fotográfico que revela um pouco ainda da nossa barbárie, traz à tona um oceano de preocupações. E se por um lado ficamos muito felizes com a premiação e com a possibilidade de divulgar um pouco da situação dos tubarões através desta imagem, por outro sabemos que a realidade que está ali mostrada é por demais dolorida, urgente e reveladora de um futuro nada otimista para os oceanos do mundo.

Tudo de mar (espero que) sempre.

*************

– Aproveitando o fio da meada, publiquei no Faça a sua parte um vídeo da palestra de Sylvia Earle sobre proteção dos oceanos. Apreciem sem moderação.

– Parabéns também a João Paulo Krajewski, outro fotógrafo brasileiro que ganhou menção honrosa no Our World Underwater 2009, com uma foto muito interessante na categoria Super-macro, das pinças de um camarãozinho. Uma fofura!



135
×Fechar