Pequenas anotações de viagens virtuais 43

por: Lucia Malla Antigos, Blogosfera & mídia social, Links gerais

1) A Claudia Chow me enviou no twitter semana passada essa reportagem sobre um “ataque” de tubarão-tigre na Louisiana (EUA). O ataque aconteceu há nove meses. Um videógrafo filmou todo o embate, que eventualmente terminou com a morte do tubarão, diga-se de passagem. O Underwater Thrills traz uma análise mais detalhada da história. Pra variar, contudo, a mídia fez o tratamento errado da situação. Aliás, um blog só de mergulho com tubarões “teve” que ir pro meu GReader djá.

2) Träsel deu dicas de viagem para Bogotá e suscitou uma realidade: o quanto não conhecemos nossos vizinhos de continente. Deu vontade de ir pra lá ontem.

3) Uma reportagem fascinante da Scientific American sobre a origem do fundo dos oceanos. Aliás, falando em oceanos, estou vidrada no novo Google Earth 5.0, integrado com informação dos mares do mundo. Não dá pra desgrudar o olho.

4) Seria o homem o único ser que se vinga?

5) Linda a reportagem da National Geograhic sobre as onças. Conta a intenção de um pesquisador em criar um mega-corredor para a sobrevivência destes felinos do México à América do Sul. Logo no início, há um link para outra reportagem que mostra, por exemplo, a importância da preservação dos grandes felinos para a contenção de epidemias em humanos, de vírus West Nile a HIV. O mapa interativo é interessante, e, sobretudo, traz inúmeras questões evolutivas. Uma delícia.

PAVV 43

6) Queria aproveitar a linkania de hoje e fazer uma declaração de apreciação especial pela equipe do Dude, we’re Lost. A princípio, não acompanho blogs de séries. Mas, como Lost é uma série “diferente” para mim (acho que todo fã vem com essa mesma desculpa esfarrapada, não?)… Comecei a procurar mais informações até cair lá. O pessoal do Dude faz uma excelente cobertura da série, com podcasts, spoilers, fotos e afins, tudo em cima da linha do pênalti. Parabéns por não me deixarem tão lost na web! 😀

7) Almirante mostra em dose dupla sua genialidade. Num tabuleiro de xadrez blogueiro e nas regras do novo acordo aritmético. Aliás, eu não sei o que é melhor: os posts em si ou as respostas do Almirante aos comentários.

8)

“(…) gostaria de dizer que vejo os blogs em geral e este em particular como espaços de discussão e debate. Meus posts serão sempre insuficientes e incompletos. Caso contrário, seriam ensaios ou artigos, que também seriam incompletos e insuficientes, mas teriam, pelo menos, a prentensão de aprofundamento. Não tenho a pretensão de aprofudar e, muito menos, de esgotar os assuntos nos posts. É para isso que existe a caixa de comentários: para que cada visitante deixe a sua contribuição, concordando ou discordando. Os posts não são mais do que pretextos para a conversa. Você, visitante, fique totalmente à vontade para discordar, acrescentar, corrigir. Eu mesmo discordo de mim quase o tempo todo.”

É o Guto relembrando aos leitores que blog é conversa e deixando claro a que veio. Sem dúvida um dos blogs mais fundamentais existentes hoje.

9) A pá de cal que faltava na ICAR, Inc. Com direito a correção e tudo.

10) Foi a Ana Carolina quem primeiramente achou e deixou lá no twitter: a crise de crédito visualizada. Excelente!

11) A Carla mudou de casa e agora seu Idas & Vindas está em domínio próprio. Parabéns pela novidade, Carla! E boas viagens virtuais!

12) Quem também está de casa nova é o querido Marmota. Agora no portal Dialética, continua nos brindando com textos ótimos, como esse aqui, com lições para reaprender a blogar. Longa vida a mais essa grande empreitada, Marmota!

13) O Hélio mora numa casa flutuante e respondeu à brincadeira do meme da localização do mundo que eu fiz dia desses. Vão lá ver onde no mundo ele mora… uma delícia!

14) A família Luz foi a Rapa Nui e contou tudo lá no blog da Majô. A cratera que eles visitaram é linda: um lago com ilhotas no meio. Aliás, a ilha de Páscoa é um lugar a ser visitado, não?

Tudo de iorana sempre.



115
×Fechar