Sexta Sub: tubarões de Palau sob ameaça

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Mergulho, Micronésia, Oceanos, Palau, Sexta Sub, Tubarões

Esta semana começou com a triste notícia de que Palau, pretende mudar sua legislação sobre tubarões. Esta ilhota do Pacífico é considerada a meca do mergulho e um dos últimos refúgios de tranquilidade para muitas espécies marinhas do mundo, incluindo igualmente os tubarões.

Tubarões de Palau sob ameaça

Antes exemplar por banir por absoluto a pesca destes animais – o país chegou a receber do Sharkproject o título de Shark Guardian of the Year em 2004 – teve nesta semana a apresentação de uma nova lei pelo Senado local que basicamente permite a uma embarcação pescar tubarões dentro da Zona Exclusiva de Palau. Apesar do texto da lei parecer preocupar-se com os tubarões, gera aquelas brechas da lei que a gente já conhece. Em outras palavras, permitirá a prática do finning (retirada de barbatanas), responsável pela matança generalizada deste grupo animal na atualidade.

Rapidamente as operadoras de turismo de mergulho reverberaram a notícia, na tentativa de expor ao mundo essa dura realidade e (quem sabe) abalar o Senado, mostrando a importância para a economia local o turismo de mergulho que os tubarões têm ali – são a atração premium para a maior parte dos mergulhadores que lá chegam.

A Sexta Sub de hoje traz então um tubarão-de-recife (Carcharhinus amblyrhynchos). Este tubarão foi fotografado no Blue Corner em Palau, quando lá estivemos em 2006. Torçamos para que este e os demais tubarões de Palau continuem a poder nadar tranquilos. Sem ameaça de pesca ou finning, nas águas deste arquipélago lindíssimo do Pacífico.

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Está com vontade de ver mais fotos subaqueaticas lindas da Sexta Sub? Então clique aqui.
  • Ou quer saber mais sobre nossa viagem a Palau em 2006 e sobre os mergulhos que fizemos lá? Então segue este link.
Booking.com


186
×Fechar