Sexta Sub: respiro

por: Lucia Malla Antigos, Fotografia, Havaí, Oahu, Sexta Sub

Nesta semana, o blog passou por posts mais densos sobre um dos assuntos que considero mais complexos da atualidade: a indústria farmacêutica. Para relaxar um pouco, agora que o fim de semana chega, deixo a foto de uma tartaruga verde (Chelonia mydas) dando um respiro na superfície da água. Um respiro necessário depois de tanta seriedade.

Respiro da tartaruga verde

A foto foi tirada domingo passado em Hanauma Bay, uma das praias que citei na minha listinha de prediletas do Havaí, também publicada esta semana. Aliás, Hanauma Bay é a praia que considero a mais linda de todo o Havaí. E foi, por sinal, eleita a mais bonita dos EUA em 2016.

Por que a tartaruga sobre para respirar?

A tartaruga verde, assim como todas as tartarugas marinhas, é um animal pulmonado. Isto significa que ela usa os pulmões para respirar. Entretanto, diferente dos humanos, a tartaruga consegue segurar o ar em seus pulmões por longos períodos de tempo. Com isso, ela consegue mergulhar bem fundo e ficar por lá por até sete horas, muitas vezes descansando.

Apesar desta característica adaptativa sensacional, quando estressada, uma tartaruga rapidamente consome seu oxigênio. Por isso, quando uma tartaruga se enrola em redes de pesca, ela em poucos minutos morre afogada. Simplesmente porque seu oxigênio de reserva foi todo consumido pelo estresse.



107
×Fechar