Sexta Sub: defendendo os tubarões

por: Lucia Malla Antigos, Ciência, Oceanos, Sexta Sub, Tubarões

Quem melhor para estar defendendo os tubarões (e para  mostrar total ausência de remorso) que as próprias vítimas de ataques de tubarão?

Pois foi o que aconteceu na última 4a feira. Nove vítimas de ataques, algumas delas sem um dos membros, foram à Washington depôr. E principalmente contaram suas histórias tubaronísticas no Senado americano. Este gesto aumentou a pressão para passar a legislação do Ato de Conservação dos Tubarões, que está tramitando à espera da aprovação do Senado.

Apesar das histórias assustadoras de como foram atacadas, as vítimas (“The Shark Lobby“) demonstraram um entendimento da importância do animal para o ecossistema exemplar. Estão aliás defendendo os tubarões, fazendo lobby em prol de maior rigidez das regras para caça e finning de tubarões. Ou seja, as vítimas protegendo seus algozes, numa quase-síndrome de estocolmo em relação ao mundo natural emocionante. Sem dúvida alguma, exemplo incrível.

Defendendo os tubarões

Isso tudo coincidentemente aconteceu no mesmo dia que um novo estudo feito aqui no Havaí foi publicado pelo grupo de estudos de tubarões da universidade mostrando que o perigo das atividades recreativas de mergulho com gaiola para ver tubarões é praticamente negligenciável para a população em geral que frequenta as praias. Traduzindo: o tubarão não se torna mais “violento” ou mais apto a “atacar” porque entra mais em contato com humanos em áreas de gaiola.

Com essas 2 ótimas notícias, era mais que óbvio que eu ia trazer um tubarão para a Sexta Sub… :>>

Tudo de tubarão sempre.

P.S.

  • Para você ver uma lista completa com todos os posts já publicados da Sexta Sub, clique aqui.
  • Aliás, quer saber mais sobre tubarões? O caminho é esse.
  • Tem um passeio na gaiola para ver tubarões de Galápagos (outra espécie) lá no North Shore da ilha de Oahu, no Havaí. É absolutamente sensacional. Para marcar este passeio, clique aqui. [link afiliado]


126
×Fechar