Sexta Sub: mergulho em Pedras Secas

por: Lucia Malla Brasil, Fernando de Noronha, Fotografia, Mergulho, Sexta Sub

Há duas coisas que me impressionam nessa foto do mergulho em Pedras Secas.

Pedras Secas

Em primeiro lugar, o colorido desse paredão super diverso de corais e esponjas. Em segundo lugar, a proporção entre o mergulhador e o paredão, que traz a exata dimensão do quão enorme é essa formação rochosa. De quebra, ainda funciona como bom exemplo do por quê é útil usar flash embaixo d’água. Afinal, repare como tudo ao fundo está mais “cianado/azulado” que o que aparece na área mais próxima do fotógrafo, onde a luz do flash chega.

Uma foto mil-e-uma “utilidades”, enfim. Onde? No melhor point de mergulho do Brasil: Pedras Secas, Fernando de Noronha.

O mergulho em Pedras Secas

Anisotremus surinamensis - sargos-de-beiço
Cardume de sargos-de-beiço ou pirambu, Anisotremus surinamensis, em Pedras Secas, Fernando de Noronha.

Este mergulho é embarcado, no Mar de Fora. Não é muito fundo – aproximadamente 18 metros de profundidade. Portanto, é um mergulho ideal tanto para iniciantes quando para avançado.

A visibilidade é sensacional. Por estar no mar de Fora, você pode esperar de 20 a 25 metros de visibilidade, sem preocupações.

Mergulhador em caverna - Pedras Secas - Fernando de Noronha
Mergulhador em caverna no point de Pedras Secas.

A paisagem sub do lugar é simplesmente inacreditável. É ela, aliás, que dá a fama ao local de ser um dos melhores points de mergulho do Brasil – e talvez do mundo. São inúmeros cânions, grutas, túneis, arcos e formações rochosas.

Fernando de Noronha é uma ilha de origem vulcânica. Faz parte geologicamente da Zona de Fraturas que se estende até o litoral do Ceará. A região onde fica Pedras Secas provavelmente pertence, por proximidade, à formação Quixaba, que formou um pedaço significativo da ilha entre 1.7 e 3 milhões de anos atrás. O local sofreu, portanto, constante erosão do mar. Este processo erosivo foi o responsável pela formação das estruturas geológicas intricadas e espetaculares que hoje são o sonho dos mergulhadores do mundo todo.

Colorido inigualável das esponjas e corais.

Cobrindo a maior parte das rochas, há uma camada saudável de corais e esponjas avermelhadas, amareladas e alaranjadas, que dão um colorido especial ao local. Além de corais colorido, é incrível a quantidade de animais pelágicos possíveis de serem avistados em Pedras Secas. Tubarões, tartarugas, arraias, barracudas, garoupas… Uma festa, enfim!

Arraia e mergulhador - Pedras Secas
Ver arraias é comum neste celebrado point de mergulho de Fernando de Noronha.

Operadoras de mergulho

Em Fernando de Noronha, nós já mergulhamos com as operadoras Atlantis Divers e Águas Claras. Ambas são notórias pela qualidade do serviço e segurança. Em termos de preço, portanto, as duas também são muito similares.

Tudo de mergulho sempre.

Booking.com


157
×Fechar