Enquete malla: mascote olímpico, uma prévia

por: Lucia Malla Antigos, Esportes, Rio de Janeiro, Tubarões

…e eis que o Rio de Janeiro, minha cidade natal, levou as Olimpíadas de 2016. Muito bacana! Afinal, incentivo a conhecer uma das cidades mais naturalmente bonitas do mundo é sempre interessante. Mas este blog começa agora um lobby mais que esperado: a escolha do mascote.

Óbvio dos óbvios, eu adoraria ver um animal marinho como mascote – de preferência um tubarão… imagino que pessoas como Marcelo Szpillman, defensor de tubarões e que foi consultado sobre o projeto do Aquário do Rio, também adorariam ver um tubarão no coração das pessoas de maneira positiva, cute, fofinha, como de um animal ameaçado que merece ser lembrado e protegido. Tirar um pouco da imagem de matador obcecado que o animal ainda tem para a maioria das pessoas. É uma oportunidade de divulgação científica e de conscientização ambiental que não merece ser perdida, sem dúvida. Quem topa desenhar um tubarão mascote? 😀

mascote olímpico

Que tal um tubarão brasileiro de mascote olímpico?

O problema é: que espécie? É óbvio que há outros animais brasileiros que merecem também tal “lembrança”. O muriqui, a tartaruga marinha e o boto rosa são os primeiros que me vêm à cabeça assim de sopetão. Mas há outros mais que simbolizam bem o país. Poderiam ser vários mascotes, como fez a China. Mas, dado o tamanho da nossa costa e a importância do tubarão para o ecossistema marinho (do qual dependem muitos brasileiros diretamente), acho que seria bacana privilegiar pelo menos um animal desse habitat, vocês não acham?

Como este blog também é um espaço viajante na maionese coletivo, eu lanço aqui a pergunta: que outros animais vocês gostariam de ver como mascotes olímpicos para o Rio 2016?

UPDATE: Algo parecido com o Sharka não seria bacana? 😀



69
×Fechar