Jardins Marinhos Tropicais / Tropical Marine Gardens

por: Lucia Malla ArteSub, Corais, Fotografia, Livros, Mergulho, Oceanos, Publicidade, Tubarões

Jardins Marinhos Tropicais

 

“Para mim, os recifes de coral representam os ecossistemas mais belos, diversos e complexos do mundo submarino. Por meio deste livro, tento aproximar, com a lente, o olhar humano aos seres marinhos, habitantes que parecem tão distantes do dia a dia, mas com quem dividimos tantas características durante a história evolutiva. Convido todos aqueles que apreciam as belezas e complexidades da natureza a compartilhar uma pequena amostra da diversidade da vida que as compõe e a navegar pelo lado estético, tão rico quanto a biodiversidade. Mergulhem nesse jardim.”

 

Este é um pedaço do prefácio do livro “Jardins Marinhos Tropicais”, lançado esta semana pela Editora Metalivros, e que eu orgulhosamente apresento hoje no blog, com carinho mais que especial. São comentários de André Seale, autor principal da história do livro e meu companheiro de aventuras pela vida. Mais de uma década de fotografia sub, mais de 1000 mergulhos compilados na história fotográfica apresentada ali.

Diferente dos livros convencionais, onde imagens ilustram um texto, este é um livro às avessas: é o texto que serve de ilustração para a história fotográfica que se conta a cada página. Este texto coadjuvante é de autoria compartilhada, minha e do André, e o livro é portanto, fruto desta parceria que vocês já conhecem de longa data aqui no blog. Mas não se deixem enganar: o artista é o André. 😉

O livro tem 2 tiragens separadas, uma em português e outra em inglês (“Tropical Marine Gardens”). Possui 210 imagens em 242 páginas, retratando os recifes de corais de diferentes regiões do planeta. Convida a cada página a um mergulho instigante no mundo natural marinho. É um livro fotográfico intencionado à contemplação, carregado de otimismo nas imagens dos recifes de coral e seus habitantes. Nas palavras do patrocinador:

“(…) É um olhar, de ângulo privilegiado, da vida que pulsa submersa, longe dos nossos olhos. A beleza das imagens nos faz refletir, nos provoca, e por fim, nos estimula a zelar por esse patrimônio de inestimável valor.”

A reflexão do livro, portanto, vem da percepção que as imagens nos trazem não dos problemas ambientais em si, mas do que estamos perdendo cada vez que um destes problemas envolve o ecossistema marinho.

Nossa intenção, ao escrevê-lo, foi de aproximar todas as pessoas que o tiverem em mãos, da beleza infinita e tão desconhecida do mar. Como bem definiu nosso editor (e apoiador de toda hora) Ronaldo Graça Couto:

“(…) Esperamos encantar não somente os aficionados do mar e do mergulho submarino, mas também aqueles que nunca tiveram contato com o tema além do trivial. Que todos se permitam viajar por esse universo maravilhoso (…).”

Depois de tantos meses debruçados em cada aspecto da concepção do livro, eis que hoje nós recebemos a versão em inglês aqui em casa, em Honolulu. A sensação de satisfação é inexplicável. Somos só sorrisos.

O livro “Jardins Marinhos Tropicais” estará à venda nas principais livrarias do país, por R$80.00 (preço da editora). Nas próximas semanas, pode ser pedido diretamente à editora ou com a gente. Temos alguns exemplares conosco, portanto os interessados podem também nos contactar na caixa de comentários deste post. (Ou no twitter, facebook, email e demais points da internet onde a gente passeia…) Agradeço a todos os familiares e amigos que sempre nos apóiam nas nossas viagens reais e na maionese… e que vibram a cada aventura pelos recifes da vida que a gente conta. Muito obrigada de coração.

Tudo de bom sempre aos recifes de coral do planeta.

Tin-tin! Porque o clima é de festa! 🙂

(Não é um ótimo presente de Natal? 😉 )

********  

Para quem quiser comprar o livro: a Amazon vende. Agradecemos a preferência. 🙂

****************

Dear non-Portuguese speakers: If you are interested in buying our just-launched underwater photography book revealing the beauties of tropical coral reefs around the world, click here.



300
×Fechar