Pequenas anotações de viagens virtuais 50 – tintim!

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogosfera & mídia social, Links gerais

1) Antes de mais nada e desta edição de número 50, estou bem. Recuperando-me, já em casa. Pós-operatório é chatinho, mas necessário para que eu volte bem às minhas atividades rotineiras. Não posso andar muito nem carregar peso; tanque de mergulho nem pensar por 3 meses pelo menos. Já não tomo remédios pesados para dor, felizmente. Atravesso essa etapa armada com meu laptop, fotos para trabalhar e alguns livros interessantes (entre eles, o otimistérrimo “The audacity of hope” do Obama), além dos cuidados mais-que-especiais-e-perfeitos do André, que preparou tudo para meu máximo conforto neste período, incluindo um menu especial e muitos beijos por dia. 🙂 Vamos aos links, pois.

2) Uma stumbleupon só sobre… nudibrânquios! Fotos lindas.

PAVV 50

Nudibrânquios lindos!

3) Sobre o sempre preocupante problema da contaminação da água – por pílulas anticoncepcionais, cocaína e até temperos. Já comentei antes sobre o tema, mas é sempre bom mantê-lo atualizado.

4) Para os que curtem curiosidades randômicas: quantos litros de água tem o mar e de onde vem o chulé.

5) Uma boa análise sobre a famigerada reportagem do NYTimes sobre o giro de lixo do Pacífico. A Miriam Goldstein, bióloga que estava na expedição do SEAPLEX para estudar o lixão marinho, comentou no blog do Seaplex sobre os erros e exageros da reportagem. Confesso que gosto do trabalho de jornalismo científico do NYTimes em geral. Mas nessa história… foi FAIL.

6) Guia das plantas nativas do Havaí. Para botânicos e apaixonados pelo verde – ou pelo Havaí, tanto faz. 🙂

7) Vi o post do Riq sobre o navio Oasis of the Sea [link com som]. Li a reportagem da Globo sobre o mesmo navio. E, em suma, apenas uma coisa me vem à cabeça: impacto ambiental. Porque obviamente só dizer “tem menos impacto” não quer dizer muito, né… Alguém sabe números? Quanto de lixo é produzido por viagem? Que esquema de reciclagem é feito? Há energia renovável sendo distribuída, pelo menos em alguns setores do navio…? Ou é tudo direto via queima de combustível fóssil? A Camila trabalha com/em cruzeiros: se emociona com o ronronar do navio, curte a vibe da viagem, das festas da tripulação, entende a dinâmica do “sonho cruzeiro”, etc. Vem acompanhando de perto a saga financeira do Oasis já há alguns meses em seu blog. E, a princípio, tem umas opiniões ambientais sobre a coisa toda bem pungentes… vale (re)ler.

UPDATE: Rick MacPherson repostou sobre a complexidade ambiental dos cruzeiros, por “homenagem” ao Oasis of the Sea.

8) Confesso que ando sem cabeça (entenda-se vontade) para escrever sobre a Conferência de Copenhague. Ou sequer comentá-la. Confesso também que, apesar de tudo e pelo que sinto diferente da maioria, sou otimista (como sempre…) em relação aos resultados que podem surgir com ela. Mas, para quem quer mais discussão e opiniões menos polianas, o Afonso vem postando alucinadamente sobre a Conferência lá no Faça. Eis os links: parte I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI… E sabe-se lá quantas mais ainda virão. Excelente trabalho, Afonso.

9) O rabbit deixou o link para um vídeo no comentário do post anterior. E que, por conseguinte, compartilho com a galera. Eis a recepção calorosa da torcida do Fluzão-tricolor-do-coração ao time. Show de torcida. Valeu rabbit!

10) Nunca subestime o poder dos fãs. Aprendi esta lição na prática quando postei sobre as gravações de Lost semana passada. Tornou-se o post mais visto num curto espaço de tempo da história deste blog. Foi linkado em fóruns de fãs nas mais diferentes línguas – grego, croata, alemão, russo, francês, italiano, inglês e esloveno são o que consegui achar até agora, desde que saí do hospital. E isto é o que, primeiramente, me encanta, a diversidade fonética. Muito legal.

11) Feliz aniversário antecipado, Flávia querida! Muitas viagens pé-na-areia pela frente! Sem dúvida, o último link deste post é especial pra você… 😉

12) Esta é a edição número 50 das Pequenas anotações de viagens virtuais – há quase 5 anos respingando gotas de passeios pelo mar online ao redor deste blog-ilha. Pretendia fazer algo mais bacana, mas dadas minhas condições de saúde, a comemoração vai ter que ficar para a 100a edição.

De qualquer forma, tintim para todos!

Tudo de bom sempre. 🙂



125
×Fechar