Sexta Sub: no píer

por: Lucia Malla Corais, Ecologia & meio ambiente, Havaí, Ilhas, Oahu, Sexta Sub

Sentada no píer, com uma perspectiva mais descansada da ilha dos “Outros”… 😀

No Píer

Sobre o coral do píer

O recife de coral que aparece no píer abaixo dos meus pés está na ilha de Coconut. Esta ilha fica na baía de Kaneohe, em Oahu, no Havaí. Ali, ficam as instalações do Instituto de Biologia Marinha da Universidade do Havaí. Portanto, é deste instituto que saem pesquisas e descobertas incríveis sobre a vida marinha, as perspectivas e previsões para espécies críticas do ecossistema coralino.

Os corais no Havaí, em geral, são duros. E andam em estado de alerta – como aliás, os corais do mundo inteiro estão. Diversos eventos de branqueamento frutos de El Niño e mudanças climáticas estão ameaçando a saúde dos mesmos. Para protegê-los, inúmeras iniciativas estão em andamento. Além de muita pesquisa, na tentativa de pelo menos aumentar sua resiliência às maiores temperaturas que virão.

Em 2017, um documentário sobre a situação dos corais do mundo foi lançado pelo Netflix. Recomendo muitíssimo que assistam a “Chasing Coral”. Aliás, há diversas passagens feitas no Instituto de Biologia Marinha da foto acima. Além de mostrar discussões e experimentos em andamento neste local. Vocês podem ler contudo minha resenha sobre este documentário.

Tudo de sub sempre. Bom fim de semana a todos!

Booking.com


109
×Fechar