Prêmio Bê Neviani: porque não basta divulgar, tem que dispersar!

Sabe aquela antiga (e deliciosa) música do Tears for Fears, chamada “Sowing the Seeds of Love” ? Pois então, um pedaço da blogotwittosfera que acompanho resolveu fazer uma homenagem especial a uma das pessoas que mais contribui com a idéia que o Tears for Fears musicou. A Bê Neviani simplesmente é uma das grandes dispersadoras de sementes de conteúdo geral informativo do twitter. Pelo menos entre todos que sigo. Ela inegavelmente “sow the seeds of information” – and with a lot of love.

Desse modo, achei muito bacana a proposta e estou participando. Aí embaixo estão os detalhes da proposta, organizados pela Sibele Fausto. Além do convite para participar é aberto a todos que quiserem.

By Sibele

Depois do recente anúncio feito pela vetusta Biblioteca do Congresso (Library of Congress), comunicando que arquivará todas as mensagens públicas postadas no Twitter desde o início do serviço de microblog, não restam dúvidas de que esta mídia social veio para ficar.

Segundo os cofundadores Bizz Stone e Evan Williams, hoje o Twitter tem 105 milhões de usuários registrados, e 300 mil novos usuários ingressam no serviço a cada dia. Seu crescimento médio foi de 1.500% por ano, desde a fundação da “Twitter Inc” em março de 2006. O serviço atende a 19 bilhões de buscas por mês. Apenas comparando, por consequência, o Google atende a 90 bilhões no mesmo período.

Não se pode negar – o Twitter é uma ferramenta 2.0 por excelência. Seu conteúdo é gerado e compartilhado pelos próprios usuários. A dinâmica do microblog funda-se primordialmente na atuação dos tuiteiros, que seguindo e sendo seguidos, dispersam por fim conteúdos virtuais.

A ação de tuiteiros que dispersam conteúdos relevantes no universo tuitiano merece destaque e deve ser aplaudida. Foi essa premissa que inspirou a criação do Prêmio Bê Neviani. Afinal reconhecendo a incrível capacidade de dispersão de tuítes com conteúdo diversificado, como cultura, ciência, tecnologia, notícias e muito mais, do perfil @Be_neviani.

Hoje, dia 22 de abril de 2010, estamos lançando o Prêmio Bê Neviani: porque não basta divulgar, tem que dispersar

Regulamento

  • O Prêmio Bê Neviani é aberto a todos os tuiteiros que tenham blogues de conteúdo informativo: ciências, cultura (literatura, cinema, artes, fotografia, música, etc), filosofia, notícias, dicas e assemelhados.
  • Os blogues participantes da campanha tuitarão, no período de 23 de abril de 2010 a 23 de maio de 2010 links para seus posts. Os posts podem ter sido publicados em qualquer data e com qualquer temática. Entretanto, obrigatoriamente twittados usando a hashtag #PremioBeNeviani e o encurtador de links Bit.ly.
  • No período de vigência da campanha, os retuítes (RTs) que os links desses posts receberem serão computados para a apuração de dois ganhadores, um em cada uma das duas seguintes categorias.  

Categoria 1: blogueiros

O vencedor será o blogueiro cujo post recebeu mais RTs. O prêmio dessa categoria será o livro “Criação Imperfeita”, de Marcelo Gleiser.  

Categoria 2: tuiteiros

O vencedor será o tuiteiro que deu RTs em qualquer dos tuítes postados durante a vigência da campanha. Essa categoria, por conseguinte, terá sua apuração por sorteio. O prêmio para essa categoria será o livro “Além de Darwin”, de Reinaldo José Lopes.

O anúncio do prêmio será em 30 de maio de 2010, pelo Twitter.

Para participar, envie um tuíte para as administradoras @sibelefausto ou @dra_luluzita, ou então comente aqui, que entraremos em contato.

Blogues e tuiteiros participantes

À medida que mais blogueiros aderirem a essa campanha, essa listagem será atualizada.

100nexos – @kenmori

Amiga Jane – @lacybarca

CeticismoAberto – @kenmori

Chapéu, Chicote e Carbono 14 – @reinaldojlopes

Ciência na Mídia – @ciencianamidia

Discutindo Ecologia – @brenoalves e @luizbento

Dicas Caseiras para quem mora só – @uoleo

Ecce Medicus – @Karl_Ecce_Med

Efeito Azaron – @efeitoazaron

Ideias de Fora – @IdeiasdeFora

Joey Salgado… mas bem temperado – @joeysalgado

Karapanã – @alesscar

Maquiagem Baratinha – @aninhaarantes

Meio de Cultura – @samir_elian

Minha Literatura Agora – @jamespenido

O Amigo de Wigner – @LFelipeB

O divã de Einsten – @aninhaarantes

O que todo mundo quer – @desireelaa

Química Viva – @quiprona Quiprona – @quiprona

Rabiscos – @skrol Tage des Glücks – @nataliadorr

Tateando Amarras – @eltonvalente

Terreno Baldio – @lacybarca

Twiterrorismo – @aninhaarantes

Uma Malla pelo Mundo – @luciamalla

Uôleo – @uoleo

Bala Mágica @balamagica

Ciência ao Natural @CienAoNatural

Diário de um Gordo @Edgard_

Psiquiatria e Sociedade @danielmbarros

The Strange Loop @josegallucci

Toda Cultura à Nossa Volta @fabiocequinel

Tuka Scaletti @TukaScaletti

XisXis @isisrnd

Biocientista @biocientista @Weruska

Blog do C.F.C. @carloscollares

Brontossauros no meu jardim @carloshotta

Física na Veia @dulcidio

Ibrahim Cesar @ibrahimcesar

Meio Digital @pedropenido

O Silêncio Nu @dariofduarte E aí, vamos participar? \o/



113
×Fechar