Sexta Sub: peixe-coelho de Páscoa

por: Lucia Malla Animais, Sexta Sub

A foto abaixo mostra um casal de peixe-coelho mascarado (Siganus puellus) nadando no azul sem fim do Pacífico. Contudo, peixes-coelhos me lembram coelhos, que hoje especialmente me lembram… chocolate. Meio-amargo com avelã ou amêndoas. Coelhinho da Páscoa de chocolate. Hmmm!

Peixe-coelho de Páscoa

Peixe-coelho (de Páscoa). 😀

Quem disse que mar não combina com Páscoa? 😀

Tudo de bom sempre.

Sobre o peixe-coelho mascarado

O peixe-coelho mascarado pertence à família Siganidae. Eles são encontrados na região oeste do oceano Pacífico e no oceano Índico. Vivem em recifes de corais tropicais, principalmente dentro das lagunas, onde estão a salvo das correntes marinhas fortes. Afinal, eles curtem uma tranquilidade (quem também não curte?).

Estes animais receberam o nome de “mascarados” por causa da linha preta que possuem cobrindo seus olhos, que lembra principalmente uma máscara. Mas, mais importante que a máscara para se camuflarem, é o fato de que possuem um espinhel venenoso. Quando estão ameaçados por outros animais, eles em geral se ouriçam, para dar a entender a seu inimigo que têm este espinhel. É uma forma de proteção ativa do peixes-coelho contra o potencial predador.

De qualquer forma, com esse amarelo e azul, os peixes-coelhos são uma das muitas espécies que colorem os recifes do mundo. Aliás, exatamente por sua coloração chamativa eles são muito procurados (e pescados) para comércio em aquários domésticos.

P.S.

  • Quer ler mais sobre outros animais marinhos publicados na Sexta Sub? Então veja a lista completa de posts da Sexta Sub, e mergulhe de cabeça nesta seção do blog. Você não se arrependerá. 🙂


140
×Fechar