Vapt-vupt em Ancona

por: Lucia Malla Europa, Itália, Viagens

Quando fomos à Itália no ano passado, fizemos uma parada vapt-vupt na cidade de Ancona, província de Marche, de onde saem os ferry boats para a travessia do Mar Adriático. Íamos para Split, na Croácia.

Ancona
Monumento a Camilo Benso, conde de Cavour, na Piazza Camilo Benso. O monumento foi feito pelo escultor Aristodemo Costoli no século XIX.


Uma rua do centro de Ancona.

Dizer que visitamos Ancona chega a ser ofensivo; afinal, chegamos na cidade às 4 da tarde vindos de Ficarolo e saímos de lá às 8 da noite, no navio da Jadrolinia para a travessia rumo à Croácia. No máximo, tomamos um aperitivo da cidade.

Mas, nestas 4 horinhas perambulando, vimos alguns monumentos interessantes ao redor da Piazza del Plebiscito, como a Fontana del Calamo, comemos na Cremeria Rosa e nos perdemos pelas ruas da cidade, olhando lojas de queijos e viajando no ritmo de viver ali – ao sul fica Aquila, onde no dia anterior um terremoto tinha destruído a cidade. A Itália tem tantas facetas, e Ancona me pareceu mais uma delas. Uma cidade de porto a ser desvendada melhor.

Fontana del Calamo.

Foi um micro sneak peak. Um dia quem sabe eu volto para curtir a cidade e os arredores. Ou pra pegar de novo o ferry para um ponto do lado de lá do Adriático. Mas que fique claro: Ancona vale a parada.

Tudo de bom sempre.

Tem como resistir?



289
×Fechar