Sexta Sub: aguaceiro

por: Lucia Malla Sexta Sub

Para quem tem sede, aguaceiro. Água, aos montes. 🙂

aguaceiro

Aguaceiro: as inundações de verão

As inundações-relâmpago de verão em geral ocorrem devido a uma chuva forte, que costuma ter também trovoadas e raios. A água da chuva, por cair em velocidade maior do que a capacidade de escoamento, se acumula nos pontos mais rebaixados de uma paisagem.

Entretanto, nas grandes cidades principalmente no Brasil, um problema maior ocorre. As cidades têm o solo praticamente todo impermeabilizado, coberto por cimento, asfalto ou concreto. Com isso, a capacidade de escoamento fica ainda mais prejudicada, piorando a situação. Afinal, não precisa nem chover muito forte para causar impactos de inundação muito mais catastróficos.

Esta é uma situação infelizmente comum em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. E, como notícia ruim sempre vem acompanhada, o futuro não se pinta melhor. Por causa das mudanças climáticas, a probabilidade é maior de que as chuvas de verão fiquem ainda mais fortes e com maior volume de água por minuto.

E qual a solução para as cidades evitarem problemas com o aguaceiro? Adaptar-se. Uma das necessidades é aumentar a área de solo orgânico exposta, que permita aumento de permeabilidade. Ou seja, mais jardins e menos cimento nas calçadas.

Outra solução é atacar o problema das mudanças climáticas de frente. As mesmas dicas de sempre: diminuir o consumo, reciclar ao máximo, diminuir emissões de CO2, comer menos carne, etc. Salvar dois coelhos com uma cajadada só.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Quer ler outros textos publicados na Sexta Sub? Então comece pela lista completa de posts desta seção e escolha um!


145
×Fechar