Dia Mundial da Fotografia 2010 – Brasil em preto e branco

por: Lucia Malla Arte, ArteSub, Brasil, Fotografia

O Brasil em preto e branco.

Então que para celebrar o dia Mundial da Fotografia este ano, decidi ficar num tema pouquíssimo explorado (para não dizer quase esquecido) pelas bandas do meu blog: a fotografia em preto e branco. O mundo para mim, que não sofro de nenhuma patologia visual, é colorido.

Faz então mais sentido registrá-lo nas cores que lhe convém, certo?

Bom, o fato é que a resposta a esta pergunta é: depende. Para a maioria dos fotógrafos, as cores fazem mais sentido. Mas há os poucos que se aperfeiçoam em algumas poucas cores – e os muito poucos que se aficcionam pelo branco & preto. Essa monocromia da não-cor e da toda-cor, em constante embate pelo melhor contraste. Nomes como Ansel Adams e Sebastião Salgado são o supra-sumo dessa arte de muito poucos. São, afinal, gênios.

Claro também, o pb era a única opção até umas décadas atrás, antes da fotografia em cores aparecer. Então naquele tempo, além de existir um volume muito maior de fotos em pb, mesmo o registro mais cotidiano possível, menos intencional, era monocromático. Hoje em dia, muitos usam esse recurso quando querem dar “idade” às imagens – é super-válido, às vezes fica bem bacana. Não é, entretanto, nessa circunstância temporal que converso agora no blog.

Brincando com o pb

Eu admiro fotos pb. Muito. Em geral, elas permitem uma contextualização muito maior. Afinal, são mais contundentes. Mas aqui em casa, a gente praticamente nunca tira fotos pb. Porque o azul é rei.

Resolvi então brincar no Photoshop com algumas fotos do André – e descolori-las, para ver como ficam. Veja bem, aos que não fotografam em pb direto: não é qualquer foto colorida que eu acredito que possa ser pbeizada. Há um enorme risco da foto simplesmente virar um registro do século retrasado sem expressão alguma. A foto para virar pb precisa ter um mínimo de contraste, textura, e principalmente, o preto e o branco precisam dizer/realçar algo, contar por que vieram. Para mim, uma foto boa em pb é aquela que eu não quero vê-la em cores, mesmo tendo esta opção. Eu costumo brincar que tem foto que grita pra ser pb, já sai da máquina pedindo pelamor-me-descolore. E são essas fotos que eu resolvi juntar aqui, for fun. Não sei se funcionou, mas… Julguem por vocês mesmos.

Cinco fotos.

Fragmentos de um Brasil em preto & branco – com muito cinza pelo meio…

Enjoy.

O Brasil em preto e branco

Brasil em preto e branco - viuvinhas

Casal de viuvinhas no Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Brasil em preto e branco - Pequenos Lençóis Maranhenses

Pequenos Lençóis Maranhenses.

Dois Irmãos - Fernando de Noronha

Dois Irmãos, Fernando de Noronha.

Brasil em preto e branco - Igreja - Ouro Preto

Igreja em Ouro Preto.

Dia Mundial da Fotografia 2010 - Museu do Ipiranga - São Paulo

Museu do Ipiranga, São Paulo.

E parabéns a todos os fotógrafos! 🙂

P.S.



146
×Fechar