Pequenas anotações de viagens virtuais 56

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogosfera & mídia social, Links gerais

1) A planta de jardim estrelícia (foto ilustrativa aqui), também conhecida como ave-do-paraíso esteve recentemente no noticiário científico por uma curiosidade pra lá de bacana. (Tenho certeza que minha mãe chama esta flor por outro nome, mas me deu um branco total agora.) Pois eis que um grupo de pesquisa da Flórida descobriu que as sementes da estrelícia possuem bilirrubina, um pigmento amarelo que se acreditava antes ser exclusivo dos animais. Pra quem não se lembra das aulas de biologia, nossa bilirrubina é produto da quebra da hemoglobina (vermelha). Pode ser “vista” nas manchas roxas que ficam amareladas e na urina, por exemplo.

Aqui no Havaí, a gente vê essa flor por todo canto. É presença certa nos jardins das casas. A descoberta fará eu olhar para esses jardins com olhos muito mais admirados que antes… 🙂 (via Hawaii Vacation Blog)

2) Continuando no assunto plantas, o MauOscar fez um post super-completo sobre as sequóias da Califórnia. A perspectiva dele como engenheiro florestal fez toda a diferença na história, e ele explicou diversos contextos históricos, floresteiros e biológicos dessas gigantes do mundo botânico. Além da viagem pelas estradas da Califórnia, que por si só já é uma delícia. (E quando vi as sequóias do parque em 2007, o visual estava tão diferente… que deu vontade de voltar.)

PAVV 56

3) Houve uma grande perturbação na força na blogosfera de ciência gringa. Depois de um passo em falso do arquipélago-resort ScienceBlogs, vários blogueiros decidiram alçar vôo por conta própria. Ou quase. O que acabou acontecendo por fim tem sido a concretização de uma das mais belas previsões do super-Bora. A criação e/ou fortalecimento de diversos arquipélagos de blogs, que aumentaram exponencialmente o número de ecossistemas científicos pela web. Scientopia, Discover, PLoS Blogs, Nature Network, Big Think, entre tantos outros, deliciosamente agora estão agregados na primeira página do SciBlogging. Que, aliás, mostra tudo que acontece de interesante nos blogs de ciência de relevância e/ou onde os papos rolam com mais frequência. Fenomenal! Um must-bookmark se você é dos que, como eu, viajam pelos mares da ciência.

4) E falando em viagem pela ciência, eu viajei – e adorei! – as filosofices da Fernanda neste post. Porque ciência é, definitivamente, um patrimônio da humanidade.

5) Outra viagem científica para se apaixonar de vez. Uma entrevista com os cientistas David Attenborough e Richard Dawkins. Adoro os dois similarmente. Entretanto, as respostas do Attenborough têm um quê de humanidade e de entendimento da ciência como atividade humana tão… emocionantes! Não tem como não se apaixonar pela empreitada científica lendo/ouvindo as palavras dele… (Particularmente amei quando ele falou duas coisas:

“I used to work to music, but I can’t now. Music is too important not to give it my full attention.”

e

“What has been the most exciting moment of your career? Attenborough: One would be when I first dived on a coral reef and I was able to move among a world of unrevealed complexity.”

6) Blog novo e curioso no meu GReader: Strange Maps. É com toda a certeza cartografia bizarra para junkies.

7) Para quem acha que um hambúrguer custa barato, seu preço real: 200 dólares.

8) Alguém sabia que hoje é o Dia Internacional do Chocolate? E eu que achava que era todo dia… Bobinha. 😛

9) O Marcus voltou. O Almirante voltou. E o Idelber voltou já pegando fogo há mais de um mês, se deleitando com as eleições. Moçada das antigas, primordialmente. Afinal, não existe ex-blogueiro, né? 😉

10) A Casa Branca decidiu não colocar painéis solares e, portanto, não dar o bom exemplo ao mundo. Isto para desespero de toda a comunidade que sabe que as mudanças climáticas não são uma brincadeira. Mas aí a internet… Confesso: curti muito o design do site e tinha que linkar aqui. 😀

11) Tudo de bom sempre.



124
×Fechar