Sexta Sub: saudade…

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Fotografia, Sexta Sub

Saudade… de vê-los embaixo d’água, naquele balé contagiante… Ah, golfinhos!

Saudade

Saudade, saudade…

Tudo de sub sempre.

Sobre os golfinhos rotadores

Estes são golfinhos rotadores, da espécie Stenella longirostris. Esta espécie é famosa por suas acrobacias no ar. Muita discussão científica ainda há sobre a razão pela qual eles pulam. As especulações vão desde limpeza da pele até diversão apenas. Mas o fato é que ainda não sabemos ao certo por que os golfinhos rotadores… giram.

Pelo mundo, eles costumam se agregar em baías calmas para descansar. Como passam a noite pescando para se alimentar, é de manhã que dormem. Para dormir, os golfinhos rotadores desligam um lado do cérebro enquanto o outro lado se mantém aceso. O lado aceso permite que eles consigam se movimentar, subir e, portanto, respirar. Afinal, eles são pulmonados, e precisam vir à superfície para respirar.

A foto acima foi tirada na baía de Kealakekua, na Big Island do Havaí. Que é um dos lugares onde eles se agregam para descansar no mundo. Outro lugar famoso é na baía dos Golfinhos, em Fernando de Noronha, no Brasil. A regulamentação em ambos os locais dita que não cheguemos perto intencionalmente destes animais, para não atrapalhar seu sono. Apesar disso, se você estiver na água, é provável que este animal se aprochegue. Afinal, são muito curiosos. Mas o mais indicado é manter uma distância respeitosa.



150
×Fechar