Sexta Sub: mais mangue de Pohnpei

Um pouco mais do mangue de Pohnpei pra gente se deliciar… Afinal, ele já rendeu prêmio e tudo! 😀

Mais mangue

Um ótimo fim de semana a todos!

Sobre os manguezais de Pohnpei

A ilha de Pohnpei, nos Estados Federados da Micronésia, é toda circundada por manguezais. Não há praia com areia. A costa é toda tomada por esta vegetação de raízes aéreas. É o que chamamos de mangue costeiro marginal, porque ele envolve todo o perímetro da ilha.

O mangue protege bastante a ilha de possíveis catástrofes naturais (ciclones, tsunamis etc.) porque a maior parte das casas está protegida por esta barreira natural. Mas dificulta o estabelecimento do turismo como atividade econômica alternativa ao local. Afinal, diz a imagem dos folhetos publicitários, quem tá de férias quer uma praia de areia branquinha para descansar.

(Há um hotel chamado Mangrove Bay Hotel em Pohnpei. Como o nome diz, é uma hospedagem próxima ao mangue. E é uma boa hospedagem, diga-se de passagem. É lá que fica o Pohnpei Surf Club de que falei antes.)

A subida dos mares e o mangue de Pohnpei

Uma pesquisa recente do USGS americano tem estudando o aspecto particular do manguezal de Pohnpei. O objetivo é entender como as mudanças climáticas e a subida dos mares afetará este ecossistema único. (Sim, único: aparentemente o mangue de Pohnpei tem características bem peculiares, diferente de outros mangues do mundo.)

O regime marés é característico do mangue. Uma parte do dia ele está seco, outra molhado. Mas é possível que áreas que hoje estão molhadas apenas metade do dia fiquem completamente submersas com a subida dos mares. É esta probabilidade que os cientistas estão tentando calcular.

Com isso, a população local sofreria a perda de um recurso natural importante. Afinal, o mangue fornece madeira e proteção às comunidades.

Neste vídeo do USGS dá pra entender melhor a pesquisa que está sendo feita. Aconselho dar uma olhada.

Tudo de mangue sempre.



172
×Fechar