Sexta Sub: aloha!

por: Lucia Malla Big Island, Havaí, Mergulho, Sexta Sub

Um fim de semana cheio de aloha pra vocês! 🙂

Aloha underwater

 

Este “monumento improvisado” havaiano, entretanto, só é visível a quem mergulha na baía de Honaunau, na Big Island… And it says it all.

O que significa?

Aloha é a palavra havaiana que significa amor, paz, querer bem. Quando alguém saúda outra pessoa e diz “aloha”, basicamente está desejando tudo de melhor para a pessoa. É a forma mais comum de se dizer “oi” no Havaí.

Entretanto, algumas vezes a palavra é usada também no sentido de despedida. Quando uma pessoa falece, por exemplo, a cerimônia de funeral é considerada o “aloha final”. Ou seja, pela cultura havaiana, é como se estivéssemos desejando o melhor espiritualmente, pós-morte para aquela pessoa. Mesmo para os céticos, não deixa de ser poético.

Locuções havaianas

Como a palavra “aloha” tem esse significado de saudação extremamente positiva, ela está incorporada a várias locuções da língua, sempre trazendo esse sentido de “feliz”. Por exemplo, “bom dia” em havaiano é “aloha kakahiaka“. “Boa noite” é “aloha ahiahi“. E por aí vai.

É lei – em ambos os sentidos

Quando celebramos alguém ou algum evento especial (por exemplo, casamento), em geral no Havaí a gente dá um lei, que são os colares de flores. O lei é praticamente o símbolo mais perfeito para representar aloha.

Entretanto, desde 1986, existe também uma lei estadual no Havaí – lei mesmo, de legislação – que obriga os funcionários públicos a saudar as pessoas que chegam às repartições com Aloha. Para cultivar a cultura havaiana na rotina da cidade. Não é uma fofura?

Além disso, há também o “aloha driving”. Quando as pessoas vão tirar a carteira de motorista no Havaí, tem um livrinho para a prova escrita que você precisa estudar. Nele, você aprende que como dirigir no espírito do Havaí. E o que é isso? Evitar buzinar à toa, ser cortês e gentil no trânsito, dar a vez quando possível etc. Se funciona? Olha, até que acho o trânsito em geral tranquilo… E o fato de não ter muita buzina ajuda a não tornar um engarrafamento tão estressante. 

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Quer ler mais sobre a Big Island do Havaí? Então clique aqui.
Booking.com


209
×Fechar