Onde cargas d’água fica Tuvalu?

por: Lucia Malla Ilhas, Livros, Polinésia

Where the hell is TuvaluComprei este livro (Where the Hell is Tuvalu?) usado a 1 centavo de dólar (de verdade!) pela Amazon num dia em que estava atrás de informações curiosas sobre Tuvalu – é, tenho estes hábitos bizarros. O custo foi o atrativo chantilly, porque a leitura das aventuras em primeira pessoa de um advogado no meio desta ilha do Pacífico por 2 anos já me cheirava a diversão na certa.

Não me enganei. O autor é Philip Ells, um advogado mediano na Inglaterra, que resolve mudar de vida e conhecer o mundo. Para tal, se inscreve a uma posição vaga: advogado-geral do Povo de Tuvalu (do país inteiro!).

A história de Ells em Tuvalu

No livro, ele conta tudo, desde sua decisão, os primeiros dias, a rotina na ilha, os perrengues e as delícias da vida em Tuvalu. Há muito de choque cultural em cada página, mas Ells escreve com um humor britânico bem ácido, então a leitura se torna engraçada em certos momentos, mesmo de assuntos consideradas “trágicos”.

Dos capítulos que mais me chamaram a atenção, destaco o que conta sua ida às ilhas próximas do atol, quando tem contato com a real cultura dos Tuvaluanos, e o capítulo sobre um assassinato que ocorrera num bar da cidade de Funafuti, capital de Tuvalu. O assassinato em si é triste. Mas a forma como Ells e os próprios Tuvaluanos reportam toda a situação dá ao livro um colorido cultural interessantíssimo.

Ells retém um certo status em Tuvalu, por isso é tratado com certa reverência. Por exemplo, ele divide o casebre em que mora com outros 2 estrangeiros. Há revelações reflexivas: o país não conta com um hospital mental, então os pouquíssimos que são diagnosticados com doenças mentais vão para a cadeia, junto com prisioneiros. Há também curiosidades, como os percalços com a língua por exemplo. Ou a vida que gira ao redor do dia em que o barco virá com mantimentos e goodies. Ou ainda a visita a Kiribati, que revela diferenças culturais abissais entre as 2 populações, apesar de vizinhas.

É um livro de entretenimento, para horas de relax. Mas que traz uma pitada de conhecimento interessante. Eu recomendo aos interessados por ilhas, viagens, e principalmente culturas do Pacífico.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • E se você realmente quer saber onde fica Tuvalu: coordenadas 8º31’S  179º13′ E no Google Earth vai direto para Funafuti, a capital. Tuvalu é um país-atol, o 4º menor país do mundo, 3º menos populoso, um dos primeiros que desaparecerá com a elevação dos níveis dos mares, e faz parte da região polinésia.
  • Amanhã é o Blog Action Day 2011. O tema deste ano é “Comida”. Em 2009, o tema foi Meio Ambiente e falei de… Tuvalu. Vambora participar esse ano também? Inscreva-se no site oficial. E poste domingo qualquer coisa relacionada ao tema – vale tudo mesmo. 🙂


336
×Fechar