Das viagens dentro das viagens

por: Lucia Malla Havaí, Kauai, Paraná, Parques Nacionais, Viagens

Quando visitamos o Parque Estadual do Guartelá (PR) em 2008, fiquei encantada com o cânion Guartelá, o 6º maior em extensão do mundo. Do mirante principal da trilha, tem-se essa vista incrível da paisagem:

Lá embaixo, o rio Iapó circulando a montanha para achar seu caminho. Lindo.

Mas, na mesma hora em que vi a cena, sabia que ela não me era estranha. Que ela era muito parecida com algum outro lugar que eu havia visitado – só não lembrava o que nem quando nem onde.  E fiquei com essa pulga atrás da orelha até julho deste ano.

Quando fomos mais uma vez ao Kauai. E vimos a curva do rio Wailua, onde já tínhamos ido em 2006. O rio Wailua é o único navegável de todo o Havaí, e ele é visto assim do seu mirante na rua:

Eu sei, há diferenças básicas no terreno no Kauai – não é um cânion, a começar por aí. Mas o jeitão da curva do rio com um morro não tão alto no centro, visto de um ponto de vista praticamente do mesmo ângulo, me fez estar no Kauai e lembrar imediatamente do Guartelá. Alguma conexão certeira entre estes dois pontos do planeta meus neurônios fizeram, e eu adorei. Viagens dentro das viagens…

Tudo de bom sempre.



216
×Fechar