Dia Mundial da Diabetes 2011

por: Lucia Malla Ciência, Comportamento, Diabetes, Esportes, TV

O Dia Mundial da Diabetes deste ano tem como tema “Act on diabetes. Now” (“Aja sobre a diabetes. Agora”). É um lema forte, que entendo como um apelo indireto para aquele que é o maior aliado no controle da diabetes: o exercício físico.

Por mais que se fale e insista, fato é que a prática de atividade física muda o curso desta patologia – pra melhor. Muda tanto atrasando seu aparecimento nas pessoas mais suscetíveis a tê-la, como melhora a ação da insulina naquelas que já foram diagnosticadas. Principalmente aos que têm diabetes tipo 2, o exercício é o maior aliado.

Por coincidência, nesta semana me caiu nas mãos uma entrevista sobre diabetes com Nat Strand, a médica portadora de diabetes tipo 1 que venceu a última edição do reality show “Amazing Race. Para quem não conhece, o show é uma corrida de volta ao mundo em poucos dias, com as equipes fazendo inúmeras provas de gincana pelo caminho. É uma corrida extrema, super-demandante tanto em termos físicos quanto psíquicos. E Nat não só participou com seu glicosímetro, suas barrinhas de cereal e sua bomba de insulina regulada para cada momento de stress, como venceu junto a sua parceira de equipe Kat Chang – e levaram o prêmio final de um milhão de dólares.

Gosto muito desses exemplos positivos. Porque para a maior parte dos recém-diagnosticados, parece que a diabetes é uma muralha intransponível, que muitas vezes os faz ter desânimo dobrado para o exercício – e o diagnóstico deveria passar bem longe dessa sensação. Há de se ter cuidados na prática física com diabetes, mas fazer com mais cautela não significa de jeit nenhum não fazer.

E como se exercitar mais? Para quem já tem o hábito da atividade física, basta continuar prestando atenção aos cuidados extras que a diabetes exige (de olho na glicose, principalmente). Mas para quem não tem o costume, acho que uma boa dica é simplesmente começar. Da forma como melhor lhe aprouver, já que o mais importante é quebrar a inércia. Uma caminhada com o cachorro, ir à pé almoçar num lugar mais afastado, subir escadas ao invés de elevador e/ou escada rolante, trabalhar em pé, enfim, um monte de movimentação que a gente pode incorporar na nossa vida de maneira simples. Sem exageros, mas não menos dedicado: meia hora por dia que você tire para “suar” a camisa vão cuidar muito bem da sua saúde glicosal.

Por isso, a todos os diabéticos do planeta, o máximo e tudo de exercícios sempre.

Dia Mundial da Diabetes 2011

******************************

– Posts do dia Mundial da Diabetes de anos anteriores: 2004, 2005, 2008, 2009.

– Nenhum blog que conheço luta mais contra o sedentarismo que o Obesity panacea. Se você quer se movimentar e/ou saber mais cientificamente sobre os benefícios do exercício, eles são o blog obrigatório para tal.

– O logo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul. Em lembrança da data e fomentando a discussão, o azul se espalha pelo mundo. Aqui no blog, ele já é presente o ano todo – porque azul também é o mar e o céu e os sonhos da gente. Hoje, tudo especialmente azul em todos os sentidos possíveis para todos os diabéticos do planeta. 🙂




157
×Fechar