Sexta Sub: take for granted

por: Lucia Malla Corais, Ecologia & meio ambiente, Oceanos, Sexta Sub

Take for Granted

Ontem foi dia de Ação de Graças aqui nos EUA. Um feriado que remete a agradecer. Principalmente àquilo que a gente take for granted. Adoro essa expressão forte da língua inglesa, que significa algo como “não dar o devido valor ou importância”. Take for granted diz tanto em tão pouco.

E uma das primeiras coisas que me vêm à cabeça quando penso em take for granted é a biodiversidade marinha. Coberta que está por uma camada de água que a esconde das nossas vistas, muitas vezes esquecemos que ela existe, que é muito importante e principalmente que é de um valor inacreditável. Um ambiente super-biodiverso e mais-que-ameaçado por tantas mazelas da humanidade – mudanças climáticas, poluição, sobrepesca, entre outros – que a gente simplesmente assume que estará sempre aí, ao nosso belprazer. Infelizmente essa pode não ser a verdade.

Então eu agradeço por viver num período da história da humanidade em que nos foi dada a oportunidade de co-habitar o planeta com todas essas belezas marinhas. Um período em que a tecnologia – que a mesma humanidade-das-mazelas desenvolveu, afinal ela também é a humanidade-do-telencéfalo-desenvolvido – permite não só que co-habitemos com esta diversidade, mas que possamos ir lá vê-las de pertinho, admirá-las em seu próprio ambiente. Agradecer por elas ainda existirem. E torcer para que esta mesma humanidade perceba a tempo que tal biodiversidade não pode ser taken for granted jamais.

Tudo de bom sempre.



159
×Fechar