Sexta Sub: sexo animal – tartarugas marinhas

por: Lucia Malla Animais, Aquários & Zoos, Oahu, Sexta Sub

Vimos a cena abaixo, de pura orgia zoológica, em fevereiro deste ano, quando visitamos com nossas sobrinhas o Sea Life Park de Oahu. No laguinho onde ficam as tartarugas-verdes (Chelonia mydas), um grupo de tartarugas machos semi-submersos brigava por uma fêmea no cio. E brigava mesmo.

Sexo animal - tartarugas marinhas

Um macho já estava claramente na frente da guerra, montado em cima da fêmea. Mas o que me impressionou mais na cena toda foi a violência e a persistência com que o macho da direita da foto bicava, batia e empurrava o macho vencedor, tentando tomar o lugar dele em cima da fêmea. E o quão fortemente o macho garanhão segurava a fêmea pelo casco com as nadadeiras superiores. Uma disputa acirradíssima, com splash e emoção pra tudo quanto é lado. Haja testosterona…

Como a fêmea da tartaruga verde pode ser fecundada por diversos machos num mesmo evento de cópula, depois que o “primeirão” saísse de cima, muito provavelmente o outro logo se aboletaria no lugar, continuando o ciclo de reprodução. A cópula da espécie dura várias horas, e tinha mais um tanto de machos na fila. Ou seja: garantia de testemunhar a farra por todo o longo período em que passeamos pelo Sea Life Park. Praticamente uma Mansão Playboy zoológica. 😀

(Confesso que também me perguntei como, em cativeiro, a tartaruga iria desovar. Relocação para uma praia próxima? Incubação artificial dos ovos? Fiquei muito curiosa.)

Tudo de bom sempre.

  • Mais sexo animal neste post do blog, desta vez com golfinhos rotadores na baía de Kealakekua, Big Island.


449
×Fechar