Pequenas anotações de viagens virtuais 67: de volta!

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Links gerais

1) Confesso que há alguns meses, quando o Google revelou que acabaria em 01/julho com o GReader – até então quase um sinônimo universal de feed reader – fui uma das que ficou meio perdida. Fiquei sem saber como passaria a ler meus blogs, sites e jornais prediletos sem um agregador que prestasse. O GReader foi meu companheiro desde os primórdios, a saber substituto querido dos crashes que eu tinha com o Bloglines.

De modo que o desaparecimento dele me deixou com uma sensação de “E agora, José?” sem volta. Mas, passada a fase inicial de revolta, veio a aceitação. Aliás, mais que isso, a constatação de que há males que vêm para bem. O fim do GReader com aviso prévio, com tempo suficiente para salvar todos os arquivos de feed, trouxe a possibilidade de se testar novos feed readers. Principalmente, escolher o que mais gostava. Testei o Feedly, o Netvibes, o FeedSpot, reabri meu Bloglines, me inscrevi em mais uma meia dúzia. Finalmente, depois de um mês testando, decidi pelo atual: o Newsblur.

Viva o Newsblur!

Como sou viciada na conveniência e agilidade da leitura via feed, resolvi investir numa conta premium. A priori, para ter acesso a todas as possíveis funcionalidades e conveniências. E olha: não me arrependo MESMO. Estou simplesmente apaixonada pelo NewsBlur, que me deixa ver todos os posts que quero em formato completo, mesmo os dos blogueiros que dão feed parcial, sem precisar “forçar o feed completo” como eu fazia antes no GReader. Aliás, ele abre o texto completo até dos jornais, que antes no GReader só apareciam os headlines. Dá pra fazer pastas, separar arquivos pra ler depois, compartilhar com o mundo ou só com os amigos, comentar e ler os comentários da galera, ver as correções de texto feitas pelo autor do texto… Enfim, dá até para comentar nos blogs sem sair de dentro do NewsBlur! Simplesmente fenomenal.

A versão pra iPad é ótima também. A extrema facilidade de usar o NewsBlur me deu ânimo de voltar a colecionar links pra compartilhar nestes posts de pequenas anotações de viagens virtuais, já que agora o reader deixa me organizar melhor (#metódica). E por fim, acumular no facebook é “aquilo”, né: você publica uma vez e pronto! Nunca mais acha na sua timelaje. 😀

Taí o resultado da primeira leva compilada em algumas semanas de leituras atrasadas no NewsBlur, a quem interessar. (Ô de casa! Ainda tem gente por aqui?)  😀

Enjoy!

2) É incrível como, 15 anos depois do lançamento, o Boing Boing continua sendo o melhor blog do mundo. Ou pelo menos, o melhor diretório de coisas maravilhosas, bizarras e diferentes da internet. Em termos de agilidade, temas variados, links divertidos e importantes, em suma, acho que ninguém supera a equipe deles, até hoje. Exemplo recente? A cobertura sobre o caso Snowden. Ou este link sobre a ditadura do Big Data, ou este vídeo, que me fez chorar litros.

3) Para entender em detalhes como funciona a escolha de um local patrimônio mundial da UNESCO.

4) Falando em patrimônio, estamos perdendo diversas espécies biológicas nesta 6a grande extinção em massa. O Environmental Grafitti deu uma dica de infográfico ótimo, que, nesse sentido, fala sobre as 100 espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. O muriqui de Caratinga está lá, infelizmente. 🙁

5) E falando em patrimônio ainda, o Gabriel escreveu o melhor post de todos os tempos e de todas as galáxias sobre Petra, na Jordânia, sítio da UNESCO. O post é muito mais do que todos os demais posts que já li contavam. Impressionante de lindo.

6) O Ricardo Cabral também está de volta. A mesma Ágora, agora em endereço diferente.

7) O Celso nos presenteou com uma ótima análise sobre essas duas semanas agitadas que o Brasil teve.

8) “Meu tapete ajuda a salvar os recifes de coral – e o seu?

9) O Takata está fazendo uma pesquisa sobre a visão do brasileiro sobre ciência, sociedade e tecnologia. Responde lá!

10) O lago com melhor visibilidade do mundo fica na Nova Zelândia. As fotos impressionam.

11) Um dos meus filmes prediletos de todos os tempos é “The Shawshank Redemption”, com Morgan Freeman e Tim Robbins. E a cena final, de fazer meu olho secar de tanto chorar, se passa numa praia linda, linda. Confesso que nunca tive curiosidade em saber onde essa praia ficava. Até que o On Location Vacations trouxe um mini-post sobre a volta da praia inspiradora, em St. Croix.

12) Afinal falando em ilhas, a Sut-Mie deu a dica de um app para crianças viajantes que é a tentação: Lulu na Polinésia.

13) O Oscar visitou o que é agora o maior aquário do mundo em Singapura, o S.E.A.. Pois fez um post daqueles de babar de vontade de ir.

14) Tudo por uma foto. Ou: a estupidez humana não tem limites.

15) 20 razões para visitar Manila, nas Filipinas. Ainda te dou mais uma: a música.

PAVV 67

Ah, Manila… <3

16) Duas dicas gastronômicas deliciosas em Madri, pela Lu Betenson.

17) Pra terminar esta volta, uma ótima lista das piores recomendações de viagem. E eu que achei que todo mundo já sabia… #bobinha

18) Tudo de links de volta sempre.



153
×Fechar