Sexta Sub: Shark Week está chegando

por: Lucia Malla Sexta Sub, Tubarões

Todo ano, tiro uma semana para tubaronizar a vida dos leitores queridos. Pois é a SHARK WEEK!

Desta vez, não seria diferente, né? 🙂

Shark Week - Sexta Sub

Shark Week começa dia 04 de agosto.

O tema  do Discovery Channel para este ano é “It’s a bad week to be a seal”. Desculpa, Discovery, mas sou obrigada a discordar. Afinal, eu sou uma “seale”, e esta é a semana mais animada do ano praqueles que respeitosamente curtem o tema. It’s a very good week. #piadafraca

Então, em ritmo de esquenta-tamborins, este blog põe sua barbatana de fora. E espalha então diversos links cartilaginosos para a gente se preparar pro feeding frenzy de histórias e conversas que povoarão a TV e a blogosfera a partir do dia 04. Mergulhem comigo na linkania desvairada de tubarões.

Links para apreciar durante a Shark Week

1

A pergunta que não quer calar: por que somos tão obcecados por tubarão? Por que tanto medo?

2

Também nunca é demais repetir: tubarões têm câncer. Toda essa falácia de que cartilagem de tubarão protege contra câncer… sabemos há tempos que não é verdade. Mas não custa reenfatizar.

3

É de uma tristeza sem fim o vídeo que a Denise me mostrou no Facebook, do recente ataque de tubarão na praia de Boa Viagem em Recife, que matou uma mulher. MUITO triste mesmo. Mas antes de culpar a menina que “não obedeceu a placa” (regra de ouro para a vida: JAMAIS culpem a vítima) ou o bicho, que está no habitat dele apenas tentando sobreviver, por que não cobrar responsabilidade do aumento de ataques de quem praticamente causou esse caos ambiental? Eu sei, a situação é bem mais complexa do que sonha nossa vã filosofia, infelizmente. (Interessante que nessa reportagem sobre à caça às bruxas aos tubarões “assassinos” em Recife não citam o nome do tal engenheiro de pesca que coordena a matança. Hmmmm… por que será? #calateboca)

4

Sempre bom pôr em perspectiva: foram 80 ataques de tubarão (7 fatais) reportados em 2012. São 100 milhões de tubarões mortos pela pesca todo ano. Quem está em desvantagem? Quem é mesmo o predador?

5

Já que o medo irracional infelizmente prevalece, é tranquilizador para muitos saber que tem gente testando tecnologias interessantes para evitar ataques de tubarão – ou melhor, minimizar possibilidades. Essas roupas de neoprene “anti-tubarão” são uma idéia simples e criativa, por exemplo. (Obrigada, Gabriel pela dica da reportagem.)

UPDATE: O Gabriel mandou o vídeo dos testes dessa roupa. Interessante! Mas já tem a ressalva de que não funciona em locais com água turva – ou seja, provavelmente não funciona em Recife.

6

Enquanto isso, no Cape Cod, também para evitar ataques de tubarão branco… there’s an app for that.

7

Nos blogs que falam de tubarão, Sharknado, o filme tipo B (talvez C ou D…) recentemente lançado pelo canal Syfy, fez sucesso – no sentido mais trash de sucesso possível. Afinal, tubarões brancos voando por conta de um tornado é realmente um roteiro pra lá de hilário. O Chico, que sabe tudo de cinema, não gostou. Ainda não vi o filme, mas já está na fila – e tenho a leve impressão de que, desta vez, discordarei do Chico… 😀

8

Brinde: lista de todos os filmes em que tubarões são personagens. É muito filme trash, Braziu!!!

9

Para a Shark Fashion Week: sharkini! Perfeito para ser usado com um chinelo de tubarão também.

10

A maior expedição para estudar tubarões-brancos no Atlântico está prestes a começar, organizada pela OCEARCH. Melhor de tudo: terá um live blog. Ótima oportunidade para viajar junto! (via página no facebook do David WhySharksMatter)

11

Falando em tubarões brancos, uma pesquisa recente discutiu como eles conseguem energia para as longas jornadas que fazem pelos mares do mundo. A solução evolutiva é aliás super-interessante: gordura acumulada no fígado.

12

Tubarões que brilham! Culpa de hormônios, claro. E nem estão na TV… (Não é esse hormônio que você tá pensando…)

13

Link final: uma planilha com as respostas para as asneiras que serão inevitavelmente faladas durante a Shark Week. Nada como se preparar bem para a semana que vem por aí. 🙂

Tudo de tubarão sempre. Afinal… “é o maior, nhac-nhac!” 😀



153
×Fechar