Uma viagem por 198 livros

por: Lucia Malla Amigos de viagem, Antigos, Blogosfera & mídia social, Livros

Tomei hoje conhecimento via twitter de um dos projetos mais interessantes e inspiradores que surgiu nos últimos meses da blogosfera de viagem: A volta ao mundo em 198 livros.

Projeto 198 Livros - por Camila Navarro

Numa iniciativa fenomenal, a Camila Navarro, do blog Viaggiando, decidiu que vai ler um livro de cada país e fazer uma resenha em seu blog sobre o mesmo. A idéia dela foi adaptada do projeto “A Year of Reading the World”, da escritora inglesa Ann Morgan, que também está lendo um livro de cada país, só que no período de um ano. E pesquisando sobre a jornada, ela achou outro site, o Reading the World, que também é uma odisséia literária por 270 destinos do mundo. Porque, afinal, países grandes, como Rússia, EUA e Brasil, são uma colcha de retalhos de culturas e possibilidades literárias, né? Faz sentido serem 270. (E no fundo, podem ser mais de 1000, dependendo do gosto do freguês leitor que vai fazer essa viagem…)

As regras da Camila para o Projeto 198 Livros

A Camila foi esperta porque adaptou o slow travel fundamental das boas viagens aos livros, e não estipulou um prazo pra terminar esse mundo de leituras. O que eu acho uma ótima pedida, porque dá pra gente embarcar na viagem dela e até brincar junto, numa oportunidade de troca literária exponencialmente deliciosa. Ela estipulou as regras dela também para o Projeto 198 livros:

  • Serão 198 países (193 países da ONU, 2 estados observadores e mais 3 pontos de “conflito” geográfico).
  • A escolha do país da vez será feita por sorteio tradicional (papeizinhos numa sacola, super vintage!).
  • Ela dará preferência a romances e literatura, que são os estilos que ela mais gosta (só daí já dá pra cada um fazer do seu próprio estilo preferido, olha o mundo de possibilidades se abrindo dessa brincadeira…).
  • De preferência também autores locais, de cada país.

As resenhas e comentários sobre cada livro a Camila postará no seu blog. Aparecerão no twitter e instagram com a tag #198livros. Vale muito acompanhar e viajar junto nessa aventura que na prática não tem fim! Porque como todo bom leitor sabe, cada livro abre o apetite pra mais outro, outro e outro… inspirador!

Participar ou só se encantar?

Confesso que quando li sobre o projeto me empolguei à beça, e fiquei com vontade de viajar na onda da Camila, mesmo sabendo que meu tempo para leitura não-científica é escasso. Também pra (me) animar, escrevi pra ela algumas sugestões de livros das ilhas do Pacífico, que são potencialmente alguns dos mais complicados de achar, incluindo o livro de Tuvalu do Philip Ellis, que achei muito bom. Mas ficou a curiosidade de descobrir outros livros de outros lugares. Ou dos mesmos, apenas com visões diferentes. Ou de adaptar o projeto para livros apenas dos pontos do mundo que me interessam primordialmente: ilhas. Já pensou, então, a volta ao mundo em 198 ilhas? #prontocomecei

Enquanto isso, lá no Viaggiando a Camila  já sorteou o primeiro país-tema do livro dela: República Checa. E eu, claro, já fui dar uma olhada nos livros de Kafka que eu quero ler ou reler. Quem sabe realmente não me empolgo e embarco junto nessa viagem literária? Eu se fosse você, embarcava também.

Tudo de livros sempre.



160
×Fechar