Sexta Sub: a foca-monge de Niihau

por: Lucia Malla Havaí, Kauai, Niihau

Nesta semana, comentei aqui no blog sobre a foca-monge havaiana Rocky, que decidiu ter sua cria em plena Waikiki, sem dar a mínima bola pros turistas de plantão ali.

Embora a mais famosa, esta felizmente não é a única foca-monge do Havaí.

Muito prazer, sou a foca-monge de Niihau!

Foca-monge de Niihau

Apresento pra vocês na Sexta Sub uma outra foca-monge havaiana (Neomonachus schauinslandi) que é das minhas prediletas entre as que já vi. Ela faz sucesso na ilha de Niihau, perto do Kauai. Niihau é bem menos visitada que todas as demais ilhas havaianas. Na realidade, a gente não pode atracar lá porque a ilha é particular e só se permitem passeios por sua costa.

Entretanto, no passeio de barco que existe para visitar Niihau, a gente faz snorkel ou mergulho em Lehua, uma ilhota próxima de Niihau que tem um paredão subaquático dos mais fenomenais do Havaí. A visibilidade na água é mais que sensacional, de muitas dezenas de metros. Várias focas costumam fazer de Lehua sua base, como a da foto acima.

Quando fomos a Lehua, esta foca ficou o tempo todo por perto enquanto snorkelávamos. Não  de forma ameaçadora, pelo contrário; parecia um misto de curiosa e na dela. Enfim, foi a primeira vez que vi uma foca-monge havaiana, animal criticamente ameaçado de extinção, embaixo d’água. Um momento especial, sem dúvida.

Tudo de bom sempre.


Compre sua passagem aérea para o Havaí pela Viajanet.

Reserve seu hotel no Kauai pelo Booking.

Alugue seu carro no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF. 

Marque seu passeio no Havaí pela Hawaii Activities. Pagamento em real.

Proteja sua viagem ao Havaí com os Seguros Promo.


 



532
×Fechar