Sexta Sub: proteção aos tubarões – no mundo todo!

por: Lucia Malla Oceanos, Sexta Sub, Tubarões

Foi meu amigo Marcelo quem me alertou para um artigo da New Scientist que comentava sobre a COP12, a Convenção de Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens, que ocorrera em Manila, nas Filipinas, na semana passada. Nesta última COP, um dos highlights foi a assinatura de um documento entre 126 países do mundo em que se confirma o compromisso de  proteção de todas as espécies de tubarões migratórias do mundo, independente da soberania das águas em que se encontram.

Sexta Sub - Proteção aos tubarões no mundo todo

É uma vitória inacreditável para este grupo de animais, bastante ameaçado de extinção.

Como sabemos, um animal migratório não entende o nosso conceito humano de fronteiras. Então de pouco adiantava um país ter leis super-pesadas de proteção quando seu vizinho fazia pouco caso. As frotas de pesca de tubarão se aproveitaram (e ainda se aproveitam…) deste buraco da legislação para conseguir capturar o tubarão – na hora em que ele entrava em águas internacionais. Agora, o buraco está se fechando.

Eu sei que isto é apenas um primeiro passo – e não sabemos ainda os mecanismos exatos pelas quais as nações fiscalizarão efetivamente suas costas para manter o acordo assinado. Mas é assim que andamos na política de conservação: um passo de cada vez, de preferência na direção de ajudar a espécie a ser protegida. Acho positivo, principalmente para espécies altamente pescadas como as que o artigo cita, o tubarão-baleia e o tubarão azul. Pelo menos agora, temos um documento assinalando o compromisso mútuo de tantas nações a que referir.

(O tubarão-baleia, aliás, foi a espécie carro-chefe desta última COP, o que já diz bastante do quanto o entendimento de que é uma prioridade de proteção mundial.)

O artigo também comenta particularmente a importância do Brasil ter assinado tal acordo. O país, com sua imensa extensão costeira, tem a possibilidade de se tornar um líder na proteção dos tubarões, se aplicar rigor na fiscalização.

Diante de tantas notícias tristes de conservação animal que temos todos os dias, finalmente uma ótima notícia para renovar nossas esperanças de que a proteção destes animais ainda é possível.

Tudo de proteção aos tubarões sempre.

***************

P.S.: Coincidentemente, nesta mesma ~vibe~ de proteção ao tubarão-baleia, vi esta calça legging numa propaganda online esta semana… aaaah! Não é a minha cara? Natal tá chegando, hem… 😀



227
×Fechar