Sexta Sub: Grande Barreira de Corais na berlinda

por: Lucia Malla Austrália, Corais, Mudanças climáticas, Sexta Sub, Turismo

Esta foi uma semana atípica pelas bandas este blog, cheia de susto e perplexidade.

Então para fechar com “chave de ouro” esta atípica semana, nada melhor que… outra notícia bizarra. 😀

Sexta Sub - Grande Barreira de Corais na berlinda

Desta vez, vindo da Austrália. Eu já comentei aqui inúmeras vezes o quanto a situação da Grande Barreira de Corais Australiana é grave. Não está morta (ainda), mas está pedindo desesperadamente pelamordedarwinfaçamalgumacoisa. Qualquer cientista que trabalhe com corais sabe disso – e esta mensagem de apelo da Grande Barreira de Corais tem sido até bem divulgada pela mídia.

A bizarrice cereja do bolo da semana fica por conta do presidente da Associação de Operadores de Turismo dos Parques Marinhos australianos, que culpa os cientistas por divulgarem na mídia suas pesquisas sobre a situação penosa da Grande Barreira de Corais e com isso impactarem a vinda de turistas da região. Pelo visto, o problema não são as empresas de combustíveis fósseis, nosso modo hiper-consumista de viver e usar os recursos naturais, nossa fome de carvão; o problema é que os cientistas estão estudando os corais e descobrindo que estão na pindaíba. É simplesmente deprimente esta falta de noção periclitante do presidente da associação de operadores de turismo.

Na própria reportagem do Guardian, um operador que trabalha com turismo australiano na área confronta o tal presidente de que é exatamente o contrário: as pessoas têm mais interesse na Grande Barreira quando elas percebem a gravidade do problema – e querem ajudar e se conscientizam, etc.

E mesmo que seja o caso de que o turismo diminuirá à medida que a Barreira for sucumbindo ao aquecimento global… ainda assim, culpar o cientista por estudar o problema é tapar o sol com a peneira e achar que não vai se queimar.

Depois desta, só um fim de semana para desanuviar as perplexidades que rolaram nos últimos dias…

Tudo de bom sempre.



280
×Fechar