Os 5 melhores poke shops de Honolulu

por: Lucia Malla Comes & bebes, Havaí, Oahu

Quando penso em comida típica havaiana, a primeira delícia que me vem na cabeça é o poke. Tanto quanto o poi ou o kalua pig cozido num imu, o poke define o dia-a-dia alimentar no Havaí. É a comida cotidiana do havaiano – ou de quem mora pelas ilhas.

Os 5 melhores poke shops de Honolulu

Poke em havaiano significa “cortar em pedaços”. Portanto, o poke é qualquer marinado feito com algo que se corta em pedaços, normalmente cubinhos. No Havaí, a gente acha poke de tudo que se pode imaginar: peixes, frutos do mar, caranguejos, algas, vegetais, etc. O mais comum é o de atum (ahi), mas o de polvo (tako) e o de alga (limu) também são muito populares. (Eu amo o de limu, by the way.)

Em geral, o marinado é ao gosto do freguês. As misturas marinadas usam de algas (limu) a molho teryiaki, passando por sal grosso, cebolinha, alho, wasabi, pimenta, furikake, maionese ou o que mais a imaginação e criatividade culinária deixarem. Quando você coloca o poke em cima de um arroz (branco, integral ou de sushi), ele vira um poke bowl. (Ou em cima de um salada.) E vira um clássico da culinária havaiana.

5 melhores poke shops do Havaí

Poke bowl: a comida do dia-a-dia do havaiano.

Tamura’s: na Waialae Ave., uma portinha que esconde o melhor poke da cidade.

No supermercado

Os supermercados no Havaí costumam ter uma seção inteira dedicada a vender poke a granel, por peso. Comprando assim, você pode levar para casa e comer do jeito que quiser. O preço por libra costuma variar entre $12 e $19 dólares.

(E, se vocês me perguntarem qual o melhor mercado para comprar poke, eu nem pestanejo: vá ao Tamura’s. O Tamura’s Fine Wine é uma loja de bebidas e licores. Mas, lááá no fundo da loja, escondidinho, fica a melhor e mais diversa seção de poke da ilha. Se você for lá, não deixe também de provar o smoked ahi dip deles, que é viciante de tão bom.

Poke shops

Entretanto, espalhados pelas ruas da cidade estão os poke shops, lanchonetes locais (em geral pequenas) que vendem poke bowls dos gostos mais variados, para almoços rápidos e sem frescura. Um bom poke bowl custa entre $8 e $15 dólares, dependendo do tamanho e da quantidade de adicionais que a pessoa coloca.

Honolulu é lotada de poke shops, portanto é uma dificuldade escolher 5 melhores. São muitos e a maioria muito bons. Cada morador provavelmente terá sua própria lista, e falará de uma lojinha escondida em algum bairro obscuro que tem o melhor poke da cidade na opinião dele(a).

Eu também sou assim, não se engane. E deixo aqui para vocês a minha lista dos 5 melhores poke shops que eu recomendo em Honolulu. Contestem à vontade. 😀

Off the Hook Poke Market

O Off the Hook Poke Market fica no vale de Manoa, em frente ao Manoa Marketplace. Esta portinha verde esconde o cold ginger ahi, um bowl com gengibre gelado que você não deveria sair do Havaí sem provar. Aliás, a criatividade pokística mora aqui: Japan Deluxe, o Hawaiian Style e Sweet Miso são outras invenções populares do local. Vá sem medo. Endereço: 2908 East Manoa Road.

Pa’ina Café

O Pa’ina Café se auto-entitula a “casa original do poke bowl”. Por um lado, eles são incontestavelmente a loja que está há mais tempo vendendo esta iguaria para as massas. Mas, por outro lado, o poke bowl de verdade, roots, nasceu bem antes deles abrirem esta loja. Digamos então que eles sejam os primeiros a popularizarem o poke bowl na culinária havaiana.

Como bom pioneiro, o Pa’ina tem um poke bowl sensacional. Só que, entre tantos que apareceram dos últimos anos para cá, ele terminou aos poucos sendo jogado para escanteio pela concorrência acirrada. Mas não se engane: o poke bowl deles ainda reina supremo.

Há duas filiais do Pa’ina em Oahu: uma no Koko Head Marina Center (perto de Hanauma Bay) e outra no Ward Center, no bairro de Kaka’ako. A do Koko Head é parada quase-obrigatória depois de um dia de snorkel em Hanauma Bay. Endereços: Koko Head – 7192 Kalanianaole Highway, Loja E123A. Ward Center – 1240 Ala Moana Boulevard, Loja 200.

Fresh Catch

O Fresh Catch é, talvez, o meu favorito. Não só pela diversidade de sabores e misturas com ahi, mas pela atmosfera de lanchonete havaiana mesmo, cheia de fotos antigas dos pescadores locais. Outra vantagem desta loja é que eles customizam seu poke: você pode escolher o que vai no seu marinado. O poke ali é vendido por peso. Além disso, o Fresh Catch também oferece plate lunch e tábuas de sashimi, a um preço camaradíssimo. Há duas lojas do Fresh Catch em Oahu, uma em Kaneohe e outra no bairro de Kaimuki, em Honolulu. Eu vou mais na loja de Kaneohe, porque se estou em Kaimuki na Waialae… prefiro ir ao Tamura’s. 🙂

Endereço: Kaneohe – 45-1118 Kamehameha Highway. Kaimuki: 3109 Waialae Ave.

Ruscello

Ok, o Ruscello não é beeeem um poke shop. É um restaurante bacaninha localizado no 4º andar da mega-loja Nordstrom, no Ala Moana Mall. Oferece como entrada um prato de ahi poke que é super-delicioso, com salada de repolho e chips de wonton chinês. O marinado é simples, de molho de soja com sal grosso apenas. Para quem quer provar um poke havaiano pela primeira vez, aconselho este.

Endereço: dentro da Nordstrom, Ala Moana Mall, perto da seção de bebês.

Nico’s

O Nico’s Pier 38 é um restaurante tradicionalíssimo de Honolulu. Tem, talvez, os ingredientes mais frescos da ilha, por estar localizado no píer onde desembarcam os barcos de pesca. É frequentadíssimo pelos moradores locais, e por conseqüência, normalmente está lotado.

O Nico’s tem 2 filiais em Oahu. A mais tradicional é a esta do píer 38. É onde, ao lado do restaurante principal, está a lojinha de souvenir com um balcão de poke onde os bowls são feitos. A variedade não é grande, mas a qualidade dos frutos do mar é o que realmente conta no Nico’s. Você pode pegar seu bowl e sentar no restaurante para comer, de frente para o píer por exemplo. É agradabilíssimo.

Já a filial de Kailua é maior, mais arejada, e oferece aos domingos um brunch com poke muito bom.

Endereços: Píer 38 – 1129 North Nimitz Highway. Kailua – 970 North Kahaleo St..

É esta a minha lista de favoritos. Contestem-na à vontade. Mas façam um favor a vocês mesmos. Em resumo, se vierem a Honolulu, não saiam sem provar pelo menos um destes pokes. Para sedimentar na memória o mais tradicional gosto do Havaí.

Tudo de bom sempre.

P.S.

Este post é dedicado à galera simpaticíssima do Tuna Poke Hawaiian Food, de Vila Velha  (ES). 



357
×Fechar