Uma obra de arte de Brecheret em Honolulu

por: Lucia Malla Arte, Artes Plásticas, Brasil, Havaí, Oahu, São Paulo

O artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret é um dos mais importantes escultores modernistas do Brasil. Sua obra mais reconhecida, o Monumento aos Bandeirantes, fica em lugar de destaque na cidade de São Paulo.

Arte de Brecheret - Monumento aos Bandeirantes

Monumento aos Bandeirantes, de Victor Brecheret, em São Paulo.

Obra de Brecheret em HonoluluEu passava diariamente por esta obra quando morava na cidade. Sua imponência e posicionamento sempre ressonaram em mim, por falarem tanto da história da cidade – e do país. Da aventura de “conquistar” o interior, o desconhecido. Um pouco da minha sensação na época em que cheguei em São Paulo compartilhava o sentimento de “conquistar” o desconhecido, de me reconhecer numa nova cidade. Por isso a escultura foi marcante para mim.

Pois é um alento nostálgico que em Honolulu, onde hoje moro, haja também uma escultura do mesmo artista. Brecheret foi contratado para desenhar o túmulo da família Smith Dillingham. O patriarca da família, Walter Dillingham, foi um dos barões da indústria imobiliária havaiana no final do século XIX, quando o Havaí ainda era um reino. Os Dillingham eram patronos das artes. Principalmente conectados com o modernismo de inspiração clássica, algo que era o forte de Brecheret.

Não é muito claro como Brecheret encontrou os Dillingham. Mas fato é que a família encomendou uma obra dele para seu “descanso eterno”, uma homenagem peculiar.

Onde está a obra do Brecheret em Honolulu

Obra de arte de Brecheret em Honolulu - escultura

Obra de Brecheret feita por encomenda, em um cemitério de Honolulu.

A obra se encontra no cemitério de Nuuanu, perto do centro da cidade. Logo na entrada do cemitério à esquerda, um dos maiores mausoléus é da família Dillingham, envolto por uma cerca viva. Entre duas árvores frondosas, podemos admirar a obra do brasileiro no meio do Havaí.

Arte de Brecheret em Honolulu - Havaí

Detalhe da escultura no túmulo dos Dillingham.

O Brecheret do Mausoléu dos Dillingham não é uma obra emblemática como o Monumento aos Bandeirantes de São Paulo. Mas esta singela conexão artística entre São Paulo e Honolulu é um dos #pequenosprazeres e curiosidades da cidade. Para quem curte arte modernista (e não se importa em visitar cemitérios), é uma recomendação de encontro rápido e gratuito com uma obra inusitada do incomparável Brecheret num local ainda mais inusitado, no meio do Pacífico.

Obra de arte de Brecheret em Honolulu - Havaí

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Este post é dedicado à Daisy Peccinini, curadora do Instituto Victor Brecheret, que revelou esta surpresa havaiana do artista brasileiro em seu livro sobre o artista.
  • No 119º aniversário do nascimento de Brecheret, o Google fez um doodle muito bacana em homenagem ao artista. Não é uma fofura?

Google doodle do Brecheret



222
×Fechar